Home - Economia - Sefaz realiza novos workshops sobre Nota Fiscal Fácil na Região...

Sefaz realiza novos workshops sobre Nota Fiscal Fácil na Região Norte do Espírito Santo

13 de setembro de 2025

Sefaz realiza novos workshops sobre Nota Fiscal Fácil na Região Norte do Espírito SantoFoto: Divulgação

Dando sequência ao ciclo de capacitações sobre o Nota Fiscal Fácil (NFF), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) promoveu, nessas quarta-feira (10) e quinta-feira (11), workshops nos municípios de Linhares e São Mateus. As atividades reuniram lideranças locais e representantes de entidades parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes).

Em Linhares, cinco auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Nordeste prestigiaram o encontro, reforçando o diálogo direto com produtores rurais e pescadores. Já em São Mateus — maior produtor de pimenta-do-reino do Espírito Santo e um dos principais do País —, o evento contou com a participação do auditor fiscal Amaziles Bergonzine, chefe da agência da Receita Estadual de São Mateus.

Os workshops também contaram com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), destacando a relevância do aplicativo também para os microempreendedores individuais (MEIs) que atuam no Estado, assim como para os produtores rurais e pescadores, que utilizam o NFF para a emissão de notas fiscais diretamente do celular.

O auditor fiscal César Milagres ressaltou que a ferramenta é gratuita, de fácil utilização e tem contribuído para ampliar a formalização e simplificar a vida dos trabalhadores. “O NFF é um instrumento que promove a conformidade fiscal por meio de praticidade, segurança e a possibilidade de acesso a benefícios que só a formalização pode garantir”, afirmou.

Sobre o NFF

O aplicativo emissor nacional Nota Fiscal Fácil – NFF pode ser utilizado em smartphones com os sistemas Android e iOS. O uso do aplicativo gratuito dispensa a necessidade de adquirir um software emissor ou certificado digital, reduzindo custos para o produtor.

O módulo voltado aos produtores rurais, chamado Módulo Produtor Primário, permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, modelo 55) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e, modelo 65).

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo NFF, acesse o canal Receita Orienta, da Receita Estadual, para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario



banner
banner