Home - Economia - Sedu publica edital para seleção de Agentes de Integração Escolar...

Sedu publica edital para seleção de Agentes de Integração Escolar

05 de fevereiro de 2026

Sedu publica edital para seleção de Agentes de Integração EscolarFoto: Divulgação

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou, nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial do Estado, o Edital Sedu nº 04/2026 (clique AQUI e confira o documento), que estabelece as normas para a seleção de bolsistas que atuarão em unidades escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, no âmbito do Projeto Agente de Integração Escolar (PAIE).

O processo seletivo tem como objetivo a formação de cadastro de reserva para a concessão de bolsas a profissionais que irão desenvolver ações voltadas ao fortalecimento do vínculo entre escola, estudante, família e comunidade.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o PAIE é uma iniciativa do Governo do Estado que contribui para o acesso, a permanência e o sucesso escolar dos estudantes, com atenção especial àqueles em situação de vulnerabilidade social. “O Agente de Integração Escolar atua de forma próxima aos estudantes e às famílias, ajudando a escola a compreender diferentes realidades e a construir estratégias para garantir que todos permaneçam e concluam sua trajetória escolar. É uma ação essencial no enfrentamento da evasão e do abandono”, destacou.

O secretário ressaltou que os Agentes de Integração Escolar (AIE) atuarão de forma articulada com as equipes gestoras das unidades escolares, acompanhando a rotina dos estudantes, monitorando a frequência escolar e promovendo ações de diálogo e acolhimento junto às famílias.

“Os bolsistas selecionados cumprirão jornada de 40 horas semanais e participarão de formação inicial e continuada ofertada pela Sedu, garantindo a qualificação da atuação no desenvolvimento das ações do projeto. Entre as atividades previstas estão a participação em reuniões pedagógicas, o atendimento às famílias na escola e, quando necessário, a realização de visitas domiciliares”, frisou.

Ainda segundo Vitor de Angelo, a atuação dos agentes também contempla o apoio às escolas na identificação de situações de risco de evasão ou abandono escolar, contribuindo para a construção de estratégias que incentivem a permanência dos estudantes na Rede Estadual: “A presença dos AIE nos diferentes momentos da rotina escolar contribui para a criação de um ambiente mais acolhedor e para o fortalecimento do sentimento de pertencimento dos alunos.”



banner
banner