Home - Geral - Sedu oferta formação sobre Tempo Integral para profissionais das redes...

Sedu oferta formação sobre Tempo Integral para profissionais das redes municipais de ensino

08 de agosto de 2023

Foto: Divulgação Indústria referência na fabricação de suplementos alimentares e produtos naturais, o Grupo Melcoprol, em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, vai fazer investimento da ordem de R$ 3,4 milhões no Estado. O projeto contempla a modernização da planta industrial e a ampliação da produção de suplementos. A previsão é de gerar 20 empregos diretos até dezembro de 2027. O Grupo Melcoprol, que comercializa mais de 200 produtos, atua em pesquisa, no desenvolvimento e comercialização de produtos naturais, e é beneficiário do Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES). O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, salienta que a política tributária estadual contempla diversos setores econômicos e, ao permitir investimentos, gera oportunidades de emprego e renda para os capixabas. “O Estado do Espírito Santo está caminhando para ser um grande parque industrial. Investimentos como este têm se tornado cada vez mais comuns em nosso território e isso nos motiva. Ao obter a concessão de incentivos fiscais, como o Invest e o Compete-ES, a empresa tem condições de adquirir novas tecnologias, se modernizar, qualificar mão de obra, reduzir custos e se tornar mais competitiva a ponto de conquistar novos mercados consumidores. Isso é geração de emprego e renda na veia. Vamos longe!”, disse Ricardo Ferraço. “Os incentivos fiscais concedidos pelo Estado do Espírito Santo são essenciais para a manutenção das nossas atividades, pois geram maior competitividade a partir da inserção da produção capixaba no mercado nacional. Por meio dos investimentos e dos incentivos, a Melcoprol vai crescer de forma ainda mais sustentável. Dessa forma, contribuiremos com o aumento da arrecadação. A parceria entre o público e o privado resultará ainda na redução das desigualdades sociais regionais”, salientou o CEO da Melcoprol, Walter César Macedo da Silva. Com matriz administrativa e parque industrial 100% homologado pela Anvisa, e localizado em Nova Venécia, no Espírito Santo, a Melcoprol vende para todo o Brasil um mix variado de produtos. Invest-ES O Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES), regulado atualmente pela Lei Nº 10.550/2016, e posteriores alterações, é instrumento de política pública eficaz, eficiente, efetivo e que tem por objetivo contribuir para a expansão, modernização e diversificação dos setores produtivos do Espírito Santo. O Invest atua como estímulo a realização de investimentos, como a implantação e a utilização de armazéns e infraestruturas logísticas existentes; a renovação tecnológica das estruturas produtivas; otimização da atividade de importação de mercadorias e bens; o aumento da competitividade estadual, com ênfase na geração de emprego e renda; e a redução das desigualdades sociais e regionais.Foto: Divulgação

Cerca de 300 profissionais das redes municipais de ensino do Espírito Santo deram início à formação realizada pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).

O objetivo é a apropriação do modelo de Educação em Tempo Integral nas redes municipais de ensino. Participam de uma sequência de workshops, 59 municípios do Estado e pedagogos de 173 escolas municipais. Nessa segunda-feira (07), a formação, que está sendo conduzida pela equipe da Assessoria de Regime de Colaboração do Tempo Integral (ARCTI) da Sedu, teve início nos polos de Cariacica, Nova Venécia, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

Ao todo, serão quatro etapas, sendo a primeira realizada até o dia 09 de agosto; a segunda etapa acontece de 1º a 05 de setembro; e, a terceira fase, de 25 a 28 de setembro. Já a quarta e última etapa será no dia 16 de outubro, via web. A ação tem o objetivo de fortalecer o entendimento da estrutura pedagógica da educação em Tempo Integral e, assim, melhorar a qualidade da educação pública capixaba.

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integra (Proeti) é o programa que apoia os municípios do Estado na implementação da oferta de Educação em Tempo Integral nas redes públicas de ensinos municipal. O programa repassa recursos financeiros e técnicos, além de estrutura formativa para apoiar os municípios.

Nesse contexto, o Governo do Estado já repassou mais de R$ 200 milhões para investimentos nas escolas municipais de educação em Tempo Integral.

Serviço:

Os workshops estão acontecendo nos polos de Cariacica, Nova Venécia, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Em quatro etapas, sendo:

1° etapa: de 07 a 09 de agosto

2° etapa: de 01 a 05 de setembro

3° etapa: de 25 a 28 de setembro

4° etapa: 16 de outubro via web



banner
banner