Home - Geral - Sedes lança serviço digital para solicitação de escrituras definitivas nos...

Sedes lança serviço digital para solicitação de escrituras definitivas nos polos empresariais

23 de dezembro de 2025

Sedes lança serviço digital para solicitação de escrituras definitivas nos polos empresariaisFoto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) deu mais um passo na modernização dos serviços públicos com a implantação do requerimento digital para lavratura de escritura pública de compra e venda de lotes dos polos empresariais, que passa a ser realizado de forma totalmente on-line por meio do E-Flow, no ambiente E-Docs.

A nova funcionalidade substitui o antigo pedido feito por e-mail e traz um formulário mais intuitivo, permitindo que o requerente envie a documentação necessária de forma digital, acompanhe o andamento do processo e receba retorno técnico em até sete dias úteis, caso haja necessidade de complementação ou correção de informações.

Com a novidade, os documentos enviados passam a ser entranhados diretamente ao processo já existente de comercialização do lote, garantindo mais agilidade, rastreabilidade e integração entre as etapas administrativas.

O serviço foi pensado especialmente para atender uma demanda recorrente dos empresários: “Já paguei. O que eu faço agora?”. A partir de agora, quem já cumpriu as exigências contratuais poderá iniciar o pedido da escritura definitiva de forma simples, digital e transparente.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, destaca que a iniciativa está alinhada à estratégia de digitalização e desburocratização do Estado. “Nosso compromisso é facilitar a vida de quem empreende no Espírito Santo. Ao digitalizar esse serviço, damos mais transparência, previsibilidade e rapidez aos processos, fortalecendo o ambiente de negócios e tornando os polos empresariais ainda mais atrativos para investimentos”, destacou.

A iniciativa fortalece a governança e a segurança jurídica dos processos, na visão da subsecretária de Estado de Parcerias e Polos. “A implantação do formulário digital (E-Flow) para requerimento de lavratura de escritura pública de compra e venda de lotes dos polos industriais representa um avanço decisivo na modernização da gestão da Sedes, ao assegurar maior rastreabilidade, controle e transparência em todas as etapas do processo, fortalecendo a segurança jurídica e a eficiência administrativa em favor do desenvolvimento econômico do Estado”, pontuou.

Na avaliação do gerente de Polos Rodrigo Pizzo Sattler, a mudança impacta diretamente a experiência do usuário e a eficiência administrativa. Para ele, o requerimento on-line por meio do E-Flow proporcionará maior agilidade na solicitação, uma vez que o requerente poderá realizar todo o procedimento de forma digital, inserindo os documentos necessários para o início da análise e acompanhando os trâmites até a aprovação da escritura definitiva.

A expectativa da Sedes é que o novo serviço amplie o acesso digital aos empresários e consolide uma gestão pública mais moderna, eficiente e orientada ao desenvolvimento econômico.



banner
banner