Home - Cultura - Secult lança projeto Cultura em Toda Parte no Parque Cultural...

Secult lança projeto Cultura em Toda Parte no Parque Cultural Casa do Governador

15 de julho de 2024

Secult lança projeto Cultura em Toda Parte no Parque Cultural Casa do GovernadorFoto: Rodrigo Zaca/Governo-ES

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lançou, nesse domingo (14), o projeto Cultura em Toda Parte. A solenidade aconteceu no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, durante a programação do Parque Aberto. Além do lançamento, o espaço recebeu contação de história para crianças, apresentação musical e espetáculo de dança.

As inscrições do chamamento público para apresentações artísticas no Mapa Cultural começaram na última quarta-feira (10) e terminam no próximo dia 31, por meio da plataforma do Mapa Cultural. Serão selecionadas 144 propostas de atividades que envolvam a realização de oficinas, palestras, shows e espetáculos nas mais diversas linguagens artísticas, que tenham, obrigatoriamente, finalidade cultural, e sejam realizados de forma gratuita, incluindo espaços culturais dos municípios capixabas em dez finais de semana.

A chamada pública aberta para artistas, grupos culturais capixabas e demais interessados em integrar o programa terá cachês de até R$ 6 mil. A previsão de data do resultado do chamamento é do dia 15 de agosto de 2024.

“É um investimento importante na cultura que tem objetivo de levar atividades culturais a locais que quase nunca têm a oportunidade de desfrutar da apresentação de um teatro ou de uma leitura, por exemplo. O Cultura por Toda Parte tem esse objetivo, além de gerar oportunidades aos nossos artistas. Assim, o Estado cumpre o seu papel nas duas pontas: uma dando acesso à cultura e do outro incentivando quem vive da arte”, afirmou o governador Renato Casagrande.

Durante o Parque Aberto, o secretário de Estado, Cultura, Fabricio Noronha, apresentou o projeto. Idealizada pela Secretaria da Cultura (Secult), o Cultura em Toda Parte 2024 está sendo gerida por duas organizações da sociedade civil: os institutos IBCA e Raízes. As instituições foram selecionadas por meio da Lei Paulo Gustavo e vão selecionar os artistas para as apresentações culturais e oficineiros para ministrarem as oficinas e palestras sobre temas relevantes da cultura, durante os meses de agosto até dezembro com diversos profissionais para serem contratados. O valor total do apoio do presente edital foi de R$ 2,1 milhões.

“Essa ação leva diversas atividades artísticas para as dez microrregiões do Espírito Santo, fortalecendo a produção artística e colocando a cultura como um fator importante para o desenvolvimento social nos territórios envolvidos. Este ano, são 144 propostas de atividades, envolvendo 24 localidades. É teatro, música, formações, palestras, contação de histórias e diversas outras atividades artísticas”, ressaltou o secretário.

O Parque Aberto teve ainda como atrações Contação de História com “O sumiço do Galo Vermelho” da professora Ione Duarte, Espetáculo de Dança Búredì, do projeto EluzArte; e Show "Ah Lekah Txori" da cantora Eloá Puri.



banner
banner