Secretário de Educação do ES dá orientações para a volta às aulas presenciais na próxima semana
28 de setembro de 2020Vitor de Ângelo informou que famílias podem aproveitar essa semana que antecede o retorno das atividades para conversar com os gestores das escolas e avaliar como foi a preparação da instituição
Vitor de Ângelo, Secretário de Educação – Foto: Matheus Brum
A partir da próxima segunda-feira (5), escolas do Espírito Santo já poderão retornar com as atividades presenciais nas instituições, após 7 meses de paralisação por conta da pandemia do coronavírus. A medida começa a valer para estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio das escolas da rede privada. A Educação Infantil também poderá retornar, porém com protocolo diferenciado, que ainda será divulgado na terça-feira (29).
Para as escolas municipais e estaduais a liberação das atividades presenciais acontece a partir do dia 13 de outubro. Prefeituras da Grande Vitória já informaram que, nos próximos dias, vão debater a viabilidade do retorno das atividades.
Em entrevista ao ES no Ar, na manhã desta segunda-feira (28), o secretário de Educação Vitor de Ângelo explicou como será feita a retomada dos alunos às escolas e esclareceu que as famílias podem aproveitar essa semana que antecede o retorno das atividades para conversar com os gestores das escolas e avaliar como foi a preparação da instituição.
"Esse ponto é muito sensível. As famílias podem ir até as escolas onde seus filhos estão matriculados e conhecer o que foi feito, como a escola foi preparada, ouvir do diretor, caso a escola ainda não esteja pronta, por que isso ainda não aconteceu, perguntar o que vai acontecer nos próximos dias. Se mesmo indo até as escolas, ainda houver qualquer tipo de receio, as famílias terão o direito garantido e esses estudantes continuarão com as atividades remotas".
Limite de alunos por escola
Entre as medidas sanitárias adotadas para prevenção ao coronavírus nas instituições está o distanciamento entre os alunos. Para isso, será necessário reduzir o número de pessoas circulando dentro dos espaços. Segundo Vitor de Ângelo, a capacidade máxima das escolas deve ficar abaixo da metade.
"Como nós estamos adotando o revezamento, no máximo a escola terá lotação de 50%. Dado que os pais poderão levar ou não seus filhos, a gente presume que a lotação ficará abaixo disso, mas no máximo, sempre, 50% da escola estará presente", explicou o secretário.
O retorno das aulas presenciais está liberado apenas nos municípios capixabas classificados como de risco baixo para a covid-19, conforme o Mapa de Risco elaborado pelo governo do Estado. Segundo a matriz divulgada na última sexta-feira e que valerá a partir desta segunda-feira (28), apenas Montanha, São José do Calçado e Piúma estão no risco moderado e ainda não poderão retomar as atividades pedagógicas presenciais – a situação pode mudar caso, no próximo Mapa de Risco, essas cidades migrem para o risco baixo.
Rede privada
Nesta semana, instituições da rede privada deverão fazer enquetes com pais e responsáveis de estudantes para saber, de fato, quem volta e quem não volta para as atividades presenciais.
Segundo Eduardo Costa Gomes, vice-presidente do Sinepe-ES, a rede está devidamente estruturada para a retomada do ensino presencial e que esta semana será de grande movimentação entre as instituições para definição dos últimos ajustes.
"Nós não temos ainda um número, mas a grande maioria está pronta ou em fase final de preparação para voltar. Essa semana com certeza será de muita movimentação nas escolas. Cada instituição está se organizando há muito tempo e esperando esse sinal para a retomada", garantiu Eduardo.
Valedoitaúnas/Informações Folha Vitória