Home - Geral - Secretaria de Saúde realiza último LIRAa de 2022 em Conceição...

Secretaria de Saúde realiza último LIRAa de 2022 em Conceição da Barra, ES

26 de outubro de 2022

Secretaria de Saúde realiza último LIRAa de 2022 em Conceição da Barra, ESVasos de plantas são possíveis criadouros de focos de Aedes aegypti – Foto: Divulgação

O LIRAa é um Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti que permite à Secretaria Municipal de Saúde, de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, verificar em um curto espaço de tempo a quantidade de imóveis com presença de focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor de Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O LIRAa é um programa do governo federal que destina verbas aos municípios para aquisição de materiais na execução de ações.

Nos dias 17 e 18 a Secretaria Municipal de Saúde realizou-se o 4° e último LIRAa de 2022 inspecionando 680 imóveis no município. Desses imóveis encontrou-se 18 amostras larvárias positivas de Aedes aegypti. Com isso o índice de infestação predial no município foi de 2,64% classificado como risco médio, alerta o secretário de Saúde, Daniel Orestes Bissoli.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Izaque Vieira Miranda, a realização desse levantamento é de suma importância para o monitoramento das áreas como para planejamento de ações para promoção e prevenção de futuros agravos. “Assim, pedimos a parceria da população ao receber nossos Agentes de Endemias para realização das vistorias de rotinas como também das ações pois é um trabalho muito importante para prevenção de proliferação de doenças como Dengue por exemplo”, disse Izaque Vieira.

A responsável pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social(PESMS), Franciele Souza Quiuqui, completou ainda a eficiência da parceria morador x agente principalmente neste município onde é cidade turística. Os focos encontrados nos últimos LIRAa's, inclusive nesse 4° predominou-se o depósito B (depósitos móveis) que são pequenos depósitos como vasilhames de animais e vasos de plantas, assim como depósitos inservíveis.

“Sendo assim reforçamos sempre o monitoramento nos imóveis ao menos uma vez por semana em busca de eliminar o máximo possível de criadouros, especialmente agora que estamos no período de pré verão onde pancadas de chuva mais temperatura elevada são ambientes excelentes para reprodução de mosquitos”, concluiu Franciele Souza.

Secretaria de Saúde realiza último LIRAa de 2022 em Conceição da Barra, ESFoto: Divulgação

Valedoitaúnas



banner
banner