Secretaria de Educação de Conceição da Barra lança Programa Municipal de Recomposição das Aprendizagens
02 de março de 2026A iniciativa vai beneficiar 2.532 estudantes com material estruturado, intervenções pedagógicas e fortalecimento da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática
Foto: Divulgação
O município de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou, na última terça-feira (24), o Programa Municipal de Recomposição das Aprendizagens. A cerimônia oficial foi realizada na Igreja IDERP 9 (Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal) e contou com a presença de autoridades, educadores, estudantes e familiares.
O programa foi estruturado a partir da necessidade de fortalecer habilidades essenciais, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na superação de defasagens educacionais e na melhoria do desempenho escolar. A iniciativa, diretamente, beneficiará 2.532 alunos da rede municipal de ensino.
Foto: Divulgação
Durante a solenidade, foi apresentado o programa Educar pra Valer (EpV) fortalecendo o compromisso do município com a Recomposição das Aprendizagens de estudantes do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Já com os estudantes do 5º ao 9º ano será adotado o material complementar da Bobby Análises de Aprendizagem, ambos voltados ao aprofundamento e à complementação dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, contribuindo para a recomposição de habilidades essenciais, em especial dos estudantes que apresentam lacunas no seu processo de aprendizagem.
Além da identificação das defasagens de aprendizagem, o Programa tem como objetivos a organização de intervenções pedagógicas planejadas, a oferta de material didático estruturado com acompanhamento contínuo, o monitoramento sistemático dos resultados e a promoção de formação continuada para os professores. Essa política educacional integra um conjunto de estratégias adotadas pelo município para recompor aprendizagens e elevar os indicadores educacionais.
Foto: Divulgação
O secretário municipal de Educação, Fabrycio Crizostomo Kock, destacou que a gestão tem pautado suas ações na valorização das pessoas e no fortalecimento do ensino como instrumento de transformação social.
“Quando investimos na educação, estamos investindo diretamente nas pessoas, em seus sonhos e em suas oportunidades. Essa tem sido uma das marcas da gestão educacional em nosso município: acreditar no potencial de cada aluno e trabalhar para garantir uma formação cada vez mais sólida e significativa”, ressaltou.
O prefeito Erivan Tavares também enfatizou a prioridade dada à educação pela administração municipal: “Todo investimento em educação é primordial, pois os resultados no futuro se refletem na formação de profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho, contribuindo diretamente para o fortalecimento e a movimentação da economia”, afirmou.
Na cerimônia, o Termo Oficial de Lançamento do Programa de Recomposição das Aprendizagens foi assinado pelo Prefeito, Erivan Tavares, pelo Secretário Municipal de Educação, Fabrycio Kock, pela Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Vereadora Ramony, e pelos Diretores Escolares da rede de ensino, firmando o compromisso com a aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
A Prefeitura de Conceição da Barra, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, segue ampliando ações voltadas à melhoria da qualidade do ensino, assegurando mais oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes da rede municipal.