Home - Geral - Secont assume compromisso de publicar dados em formato aberto

Secont assume compromisso de publicar dados em formato aberto

26 de novembro de 2022

Secont assume compromisso de publicar dados em formato abertoFoto: Divulgação

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) publicou o Plano de Dados Abertos (PDA), documento que detalha as ações de implementação e promoção da abertura de dados na Secretaria, especificando os responsáveis, as bases de dados da Secont que serão priorizadas para a abertura à sociedade e o cronograma de disponibilização dos dados.

O Plano, que está publicado no site da Secont, se baseia na Política de Dados Abertos do Estado do Espírito Santo, estabelecida pelo Decreto nº 5.139-R/2022, e será revisado a cada dois anos. O decreto estabelece prazos e regras para promover a publicação de dados contidos em bases de órgãos e entidades, sob a forma de dados abertos.

CLIQUE e acesse o PDA Secont.

O objetivo é aprimorar a cultura da transparência ativa na Administração Pública, possibilitando o acesso dos cidadãos às bases de dados e facilitando o compartilhamento de informações entre os órgãos estaduais e as demais esferas do Poder Público. Os dados serão publicados pelos órgãos no Portal de Dados Abertos do Governo do Estado, no endereço www.dados.es.gov.br.

Cada órgão e entidade estadual é responsável pela coordenação e elaboração do próprio Plano de Dados Abertos. A Secretaria de Controle e Transparência atua como facilitadora do processo, disponibilizando a documentação e manuais necessários para os órgãos elaborarem os PDAs, além de monitorar o cumprimento dos prazos e procedimentos.

Prazo previsto

O PDA da Secont estabelece um cronograma para a divulgação das bases de dados priorizadas, começando a ser publicadas no primeiro semestre de 2023. Entre os dados produzidos pela Secretaria de Controle e Transparência, que serão divulgados em formato aberto, estão informações sobre todas as áreas de atuação, como transparência pública, controle interno, integridade e correição.

“Ao publicar seu plano de dados abertos, a Secont informa à sociedade sobre os dados que pretende abrir, bem como apresenta um cronograma para que isso aconteça. Ou seja, assume um compromisso por mais transparência”, ressaltou o subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada.

Serão publicados em formato aberto os dados sobre manifestações e pedidos de informação à Ouvidoria; sobre acessos ao Portal da Transparência; os números de punições aplicadas pela Corregedoria-Geral em infrações cometidas por servidores; os dados sobre empresas punidas em processos baseados na Lei Anticorrupção; as informações sobre o Índice de Desempenho da Gestão; e os dados sobre auditorias realizadas, além de informações sobre o uso dos veículos oficiais da Secont.

O acesso às informações no formato aberto possibilita, por exemplo, a realização de pesquisas científicas sobre a gestão pública e o desenvolvimento de novas tecnologias, como aplicativos, para melhorar a oferta de serviços à população. Os dados serão publicados em formato processável por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta, permitindo a livre utilização, o consumo ou o tratamento por qualquer pessoa, física ou jurídica.



banner
banner