Se você tem uma escova de dente velha, você tem um tesouro: 6 maneiras de aproveitar o utensílio na limpeza do dia a dia
20 de novembro de 2024A sua escova de dente velha pode ajudar na hora da limpeza – Foto: Shutterstock
Não jogue fora sua escova de escova de dente velha! Mesmo não sendo mais uteis para a sua principal finalidade, ela ainda pode ser aproveitada para limpar áreas pequenas e detalhadas da casa.
A maioria dos dentistas recomendam trocar as escovas de dente a cada três meses ou quando as cerdas estiverem deformadas. Mas você sabia que nem sempre é preciso descartá-las quando elas deixam de ser úteis para a sua finalidade original? Por incrível que pareça, as escovas de dente velhas podem ajudar em uma série de tarefas domésticas.
Inclusive, por conta das sua cabeça pequena e cabo longo, a ferramenta costuma ser uma grande aliada na hora da faxina, pois você pode utilizá-la para limpar espaços que outros utensílios de limpeza alcançam, como cantos e fendas.
Veja a seguir 6 maneiras de aproveitar as escovas de dente velhas na limpeza da sua casa.
Como reutilizar escovas de dente velhas
Limpeza de rejuntes
A escova é excelente para esfregar rejuntes de azulejos no banheiro e na cozinha. Por causa das suas cerdas pequenas e firmes, ela consegue fazer uma limpeza mais detalhada. Além disso, a escova ajuda a aplicar produtos de forma direcionada, aumentando a eficácia da higienização.
Limpeza de torneiras e ralos
Use a escova para limpar ao redor de torneiras e ralos. Suas cerdas pequenas e flexíveis conseguem alcançar áreas difíceis de limpar, como cantos, junções e reentrâncias. Isso permite remover a sujeira e o acúmulo de resíduos com mais precisão do que esponjas maiores ou panos.
Limpeza de eletrodomésticos
Como a escova de dente é útil para limpar locais mais estreitos, você pode usá-la para retirar a sujeira de frestas da geladeira, botões do fogão e saídas de ar do micro-ondas. Outra dica é usar as escovas velhas para tirar a poeira que fica impregnada nos botões do controle remoto ou teclado do computador.
Cantinhos e frestas
A escova de dente é uma ferramenta excelente para limpar cantinhos e frestas, pois suas cerdas finas conseguem alcançar espaços apertados e remover a sujeira acumulada que outros utensílios não alcançam. Ela é útil para limpar ao redor de torneiras, rodapés, junções de portas e janelas e até em detalhes de móveis. É uma solução simples e eficaz para manter esses lugares sempre limpos.
Borda e saída de água dos chuveiros
A escova de dente é perfeita para limpar as bordas do chuveiro, pois suas cerdas alcançam áreas estreitas e eliminam o acúmulo de sujeira, resíduos de sabonete e mofo que se acumulam nas bordas e cantos. Além disso, você também pode usar a ferramenta para limpar os furinhos por onde sai a água. Normalmente, esses orifícios costumam ficar obstruídos pelo acúmulo de sujeira, prejudicando o fluxo de água.
Peças de decoração
A escova de dente é muito útil para limpar peças de decoração, especialmente aquelas com detalhes finos, entalhes ou texturas. Suas cerdas pequenas e precisas conseguem remover poeira e sujeira acumuladas em áreas delicadas e de difícil acesso, sem danificar as superfícies. Ela é ideal para limpar estátuas, esculturas, molduras, peças de metal ou cerâmica, e até objetos de vidro com detalhes intrincados. Usando uma escova macia, você pode manter suas peças decorativas sempre bem cuidadas e livres de poeira.
(Fonte: Tudo Gostoso)