Home - Geral - Saúde planeja comprar 454,9 milhões de doses da vacina até...

Saúde planeja comprar 454,9 milhões de doses da vacina até dezembro

19 de fevereiro de 2021

Cronograma para adquirir imunizante contra Covid foi apresentado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), após reunião nesta sexta-feira (19)

Saúde planeja comprar 454,9 milhões de doses da vacina até dezembroFoto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde planeja adquirir 454,9 MILHÕES DE DOSES DE VACINAS CONTRA A Covid-19 até dezembro de 2021. A informação consta em um cronograma de entregas e quantidades previstas em contratos realizados pela pasta.

O documento foi apresentado à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), após reunião nesta sexta-feira (19) com o ministro Eduardo Pazuello. Parte das doses anunciadas no cronograma ainda não foram adquiridas, mas estão na lista de compras futuras do ministério.

O quadro também menciona os imunizantes que se encontram em tratativas, como o da Moderna (Estados Unidos).

Pazuello afirmou, durante a reunião, que, até o dia 28 de fevereiro, o país deve receber 4,7 milhões de doses – 2 milhões da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)/AstraZeneca e 2,7 milhões da Coronavac.

Em março, existe a possibilidade de que cheguem ao país as primeiras doses por meio do consórcio Covax Facility: estão previstas 2,6 milhões de unidades da Coronavac, adquiridas mediante o projeto.

Além das doses do consórcio, o Brasil deve receber, em março, 2 milhões de doses do imunizante Sputnik V, produzido pelo laboratório russo Gamaleya. Também devem chegar 8 milhões de unidades da vacina Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech.

Para o mês de junho, estão previstas 42,6 milhões de doses. A estimativa conta com as fórmulas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac – ambas fabricadas no Brasil, nos laboratórios da Fiocruz e do Instituto Butantan, respectivamente. Outra remessa com doses do Covax Facility é aguardada para o mês de junho.

Segundo semestre

No segundo semestre, haverá compra de 110 milhões de doses da vacina de Oxford, produzida no Brasil. Além disso, 30 milhões de unidades da Coronavac também estão previstas, e 31 milhões de vacinas do consórcio internacional devem chegar aos brasileiros.

No último trimestre, até 31 de outubro, o governo prevê a compra de 30 milhões de doses da vacina Moderna, dos Estados Unidos. A questão ainda está em tratativa.

Valedoitaúnas/Informações Metrópoles



banner
banner