São Mateus, ES, é a melhor cidade do Espírito Santo para fazer negócios no agro, aponta revista exame
01 de fevereiro de 2023Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Em um ano o município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, subiu da 69ª para a 20ª posição no ranking das melhores cidades do País para fazer negócios no agro, e já é a primeira colocada no Espírito Santo.
São Mateus atingiu a marca de 2.637 pontos de Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), obtido através de um estudo que se baseia em análise de cidades ou macrorregiões, levanta dados e informações de forma estatística para compor indicadores que, via de regra, avaliam pelo menos três áreas que impactam no planejamento do negócio: demanda, oferta concorrente e infraestrutura e/ou economia da região.
Para elaboração do Ranking, para a Revista Exame, a Consultoria Urban Systems avaliou mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações.
A fotografia foi feita com dados referentes até outubro de 2022, de municípios com mais de 100 mil habitantes e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.
PLANEJAMENTO, PARCERIAS E GESTÃO
Para o prefeito Daniel Santana a boa notícia é um excelente sinal de que a gestão está fazendo a coisa certa: “Hoje temos várias políticas, como Porteira pra Dentro, Programa de Doação de Mudas (pimenta-do-reino, café, entre outras), entregas de implementos agrícolas, investimento em maquinário, e estamos sempre atentos às demandas das comunidades agrícolas. Nossas parcerias com o Governo do Estado, através do governador Renato Casagrande, com Assembleia Legislativa e com a Bancada Federal vêm permitindo que a gente possa investir cada vez mais na agricultura do município”.
A secretária municipal de Agricultura, Paloma Pancieri, observou que um dos fatores que destacam o agro no município é a alta produção de pimenta-do-reino, cultura hoje que coloca São Mateus como maior produtor do País, assim como a pimenta-rosa.