São Mateus Cidade Empreendedora: desenvolvimento do programa entra na fase de oficinas para cumprir etapas avançadas
05 de maio de 2023Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Servidores municipais que atuam na Sala do Empreendedor, e representantes das pastas de Agricultura, de Tributação, de Cultura e de Meio Ambiente, de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, iniciaram nesta quinta-feira (4), a participação em uma série de oficinas – no total serão 82 horas – com um consultor disponibilizado pelo Sebrae.
As oficinas – com duração entre 6h e 7h cada – são uma exigência do Programa Cidade Empreendedora, em que o município ingressou em 2020, e que tem por objetivo proporcionar mais ferramentas e metodologias aplicadas para que São Mateus dinamize seu processo de transformação num ambiente efetivamente propício ao empreendedorismo.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
“O empreendedorismo é um modelo de desenvolvimento econômico que oferece como principal vantagem o crescimento da economia de forma sustentável. Os recursos giram dentro do próprio município, ao contrário do modelo de grandes plantas, que geram emprego, mas boa parte dos recursos são mandados para fora”, argumenta o Consultor Técnico Decimar Schultz.
SALA DO EMPREENDEDOR
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Um dos alvos do Programa, nessa etapa, é a Sala do Empreendedor, que é a principal interface entre o município e a pessoa interessada em empreender. “A Sala do Empreendedor em cada município só passa a funcionar depois de receber uma certificação do Sebrae. Uma vez instalada, ela pode e deve crescer e oferecer mais e melhores serviços, até atingir o Padrão Diamante”, acrescenta Schultz.
As oficinas, onde são abordados temas como Conceito e Serviços, Fluxo de Funcionamento e Gestão, acontecerão até outubro, no Centro Administrativo da Prefeitura.