Home - Geral - São Gabriel da Palha, no ES, recebe segunda ação itinerante...

São Gabriel da Palha, no ES, recebe segunda ação itinerante de oftalmologia com mais mil atendimentos

06 de agosto de 2025

São Gabriel da Palha, no ES, recebe segunda ação itinerante de oftalmologia com mais mil atendimentosFoto: Divulgação

Teve início nessa segunda-feira (4) a segunda etapa da mobilização de atendimentos oftalmológicos voltados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no município de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo. A ação, que segue até o próximo sábado (09), prevê mais mil consultas especializadas e inclui também a entrega gratuita de óculos por meio do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, da Secretaria da Saúde (Sesa).

Estão sendo atendidos pacientes previamente cadastrados no Sistema Estadual de Regulação, além de crianças da rede municipal de ensino, a partir dos cinco anos de idade, com indícios de dificuldades visuais que possam impactar o aprendizado. A mobilização é coordenada pela Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), em parceria com a Prefeitura de São Gabriel da Palha.

Após a consulta com o oftalmologista, os usuários que necessitarem de correção visual passam pela prova de armação e pela medição para a confecção dos óculos, tudo realizado de forma gratuita.

A superintendente regional de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, destacou a continuidade do trabalho como um avanço importante no cuidado com a saúde ocular da população. “A primeira etapa foi um sucesso e agora, com essa nova rodada de atendimentos, conseguimos ampliar ainda mais o acesso. O SUS está presente, resolutivo e mais próximo das pessoas”, afirmou.

Descentralização dos serviços de oftalmologia

A mobilização em São Gabriel da Palha se soma a uma série de esforços para estruturar e regionalizar o atendimento oftalmológico na Região Central de Saúde. Além das ações itinerantes, a região passou a contar também com a oferta permanente de atendimentos oftalmológicos no Centro Regional Especializado (CRE) de Colatina.

A iniciativa faz parte do Programa Saúde Fácil, criado para acelerar o acesso aos serviços especializados no SUS. Com a nova estrutura, os municípios de Colatina, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e São Roque do Canaã passam a ser atendidos diretamente no CRE, sem a necessidade de deslocamentos para outros polos, com exceção dos casos cirúrgicos, que seguem referenciados para Baixo Guandu.

“Essa é uma medida concreta que melhora a vida das pessoas. A descentralização evita deslocamentos longos e cansativos, especialmente para idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos aproximando o cuidado especializado da casa do cidadão”, salientou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Com a reorganização do fluxo, o CRE Colatina terá capacidade para atender cerca de 150 pacientes por dia, garantindo maior agilidade e humanização no cuidado. “Estamos trabalhando para garantir que a população seja bem assistida. A ampliação do acesso à oftalmologia representa um avanço importante na regionalização do cuidado especializado”, explicou a superintendente Kamila Roldi.



banner
banner