São Gabriel da Palha, no ES, decreta toque de recolher e fecha farmácias e supermercados
25 de março de 2021Estabelecimentos de serviço essencial só poderão funcionar com entregas. Das 20h às 6h, ninguém pode circular nas ruas da cidade
São Gabriel da Palha decreta lockdown até 31 de março para conter nova variante da Covid – Foto: Divulgação
São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, decretou toque de recolher e fechamento de todo o comércio, inclusive de farmácias e supermercados, até o dia 31 de março. A medida já começou a valer nessa quarta-feira (24).
O decreto impõe um toque de recolher entre as 20h e as 6h aos moradores do município. Farmácias e supermercados podem funcionar apenas por serviços de entrega (delivery).
O prefeito da cidade, Tiago Rocha (PSL), está internado com suspeita de Covid-19. O primeiro teste deu negativo para a doença e ele fez um novo teste, que ainda não teve o resultado divulgado.
O prefeito chegou a afirmar que não seguiria o decrato de quarentena do governo do estado, mas foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPES) e teve que acatar à decisão do governador Renato Casagrande (PSB).
No decreto municipal, é considerada a alta taxa de ocupação dos leitos em todo o estado, que já passa dos 90%, além da proximidade da cidade com o município de Barra de São Francisco, um dos epicentros da variante do Reino Unido no Espírito Santo.
São Gabriel da Palha, ES — Foto: Governo do ES
Cidades restringem circulação
Além de São Gabriel, Barra de São Francisco e Água Doce do Norte, também no Noroeste do estado, já tinham decretado normas mais restritivas de isolamento social para o controle da Covid-19, também nessa quarta-feira (24).
Entre as medidas mais duras impostas pelos decretos nessas duas cidades estão a determinação do toque de recolher para todos os moradores entre 20h e 6h, a proibição da circulação de todos os ônibus e o fechamento de todo o comércio e da indústria.
Somente farmácias e supermercados estão autorizados a funcionar, mas, ainda assim, apenas por meio de entregas domiciliares. Nessas cidades, os decretos com as novas restrições permanecerão em vigor até as 6h da próxima segunda-feira (29).
Valedoitaúnas/Informações G1 ES