SAMU 192 entra em atividade em Pinheiros
19 de janeiro de 2021Superintendente Regional de Saúde, Edilson Monteiro, a técnica em enfermagem, Adriana Cardoso, o condutor socorrista, Edvaldo e o prefeito e presidente do Cimnorte Saúde, Arnóbio Pinheiro – Foto: Divulgação
A mais nova ferramenta para a melhoria do atendimento do setor da saúde para moradores de Pinheiros, no Norte do Espírito Santo, o SAMU 192, começou as atividades no município nesta segunda-feira (18). A partir desta data, moradores já podem acionar o SAMU 192 e usufruir dos benefícios do serviço. Pinheiros é o primeiro município da região a oferecer o SAMU, comemorou o prefeito, Arnóbio Pinheiro.
O prefeito, Arnóbio Pinheiro entregou a ambulância às comunidades pinheirenses – Foto: Divulgação
O atendimento do SAMU acontece durante 24 horas por dia e deve ser acionado nas seguintes situações: dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas, situação de intoxicação, surto psicótico e queimaduras graves.
O serviço também deve ser procurado em ocorrências de trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), queda acidental, vítima de colisões de trânsito, sangramento, hemorragias e orientações medicamentosas.
O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço poderá ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.
A ligação será atendida por técnicos, que irão identificar a emergência e coletar as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas serão remetidas ao Médico Regulador, que irá prestar orientações às vítimas e acionar as ambulâncias quando necessário.
A ambulância do SAMU é equipada para atender a todas as demandas indicadas e os profissionais são treinados para as ocasiões.
Sede do SAMU 192, em Pinheiros – Foto: Divulgação
Valedoitaúnas