Salmonella: saiba mais sobre a bactéria que pode ter contaminado lotes de bala Dori
24 de agosto de 2024Segundo Ministério da Saúde, infecções causadas pela bactéria não costumam ser graves, mas podem ser fatais em alguns casos - especialmente de idosos e crianças
Micrografia eletrônica de digitalização colorida mostrando Salmonella Typhimurium (vermelho) invadindo células humanas em cultura – Foto: Reprodução/WIKICOMMONS
A marca de balas Dori anunciou, nesta quinta-feira (22), o recolhimento de lotes fabricados em Rolândia, no Paraná, entre 21 de junho e 10 de julho de 2024 por "um potencial risco de contaminação com Salmonella muenchen".
O problema foi reforçado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU) que proíbe a comercialização, distribuição e consumo desses lotes (veja aqui quais são).
O que é Salmonella?
Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar. De acordo com o Ministério da Saúde, existem duas espécies que causam doenças em seres humanos: S. enterica e S. bongori.
A transmissão ocorre através do consumo de alimentos contaminados com fezes de animais. Geralmente, a Salmonella é encontrada em animais como galinhas, porcos, anfíbios, vacas e animais domésticos, como cachorros e gatos. Portanto, qualquer produto que tenha entrado em contato ou que venha desses animais é uma via de transmissão.
Uma vez dentro do corpo humano, a bactéria pode causar dois tipos de doença: Salmonelose não tifóide e febre tifoide.
Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, a salmonelose não tifóide não é um quadro grave de início, mas pode ter complicações e ser fatal. A doença tem os seguintes sintomas:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
O indivíduo contaminado pode demonstrar esses sintomas entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após o consumo do alimento contaminado. O quadro costuma permanecer por cerca de 2 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente.
Um adendo importante feito pela pasta é que a Salmonella costuma causar infecções mais graves em idosos e em crianças, "devido à fragilidade do sistema imunológico".
Além disso, pessoas com o sistema imunológico comprometido, como transplantados ou portadores da Aids/HIV, também são mais vulneráveis e podem apresentar quadros mais graves da infecção.
(Fonte: iG)