Home - Política - Sal-gema: Grupo Gestor é recebido pelo deputado Freitas e apresenta...

Sal-gema: Grupo Gestor é recebido pelo deputado Freitas e apresenta expectativas

05 de outubro de 2021

Sal-gema: Grupo Gestor é recebido pelo deputado Freitas e apresenta expectativasReunião foi coordenada pelo deputado Freitas (Centro) – Foto: Divulgação

Membros da Comissão do Grupo Gestor Municipal do Sal-Gema de Conceição da Barra foram recebidos pelo deputado Freitas (PSB) em reunião promovida nesta terça-feira (5), no Plenário Rui Barbosa. Ao lado do prefeito Walison José Santoss Basconlos, o Mateusinho (PTB), eles revelaram o empenho do colegiado em desenvolver na cidade um polo cloroquímico a partir da extração do mineral.

Essa também é a expectativa da Frente Parlamentar de Exploração das Jazidas de Sal-Gema, presidida pelo socialista, e que abriu espaço para os convidados. Após a divulgação das empresas que arremataram os 11 blocos do mineral, Mateusinho revelou preocupação para que a atividade não fique só na exploração do sal-gema e permita a geração de emprego e renda com a instalação das fábricas.

Ex-técnico da Petrobras e presidente do Grupo Gestor Municipal, Nedson Raimundo da Silva Filho, afirmou que a equipe trabalha no sentido de fazer o “melhor plano de contingência possível”. Ele reiterou que o objetivo principal é a criação de um polo industrial local e, para isso, disse contar com o apoio da frente parlamentar e da bancada capixaba.

Sobre a criação de empregos, lembrou que não será um fato imediato. O gerente da Secretaria de Desenvolvimento explicou que ainda há prazo recursal no processo de leilão que deve ser respeitado e só a partir de 1º de dezembro as empresas estarão livres para começar o trabalho. “Os quatro vencedores das 11 áreas terão dois anos para iniciar as pesquisas, podendo ser prorrogado por mais um ano”, detalhou Nedson.

Também membro da comissão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Otávio Malta Pereira, adiantou que há intenção para que as instalações do futuro polo industrial fiquem fora da Área de Proteção Ambiental (APA), que praticamente cobre todos os blocos de sal-gema. De acordo com ele, essa área se situaria da ES-422 (antiga estrada que liga São Mateus a Conceição da Barra) para o interior do continente, fora da APA.

De acordo com Nedson, há uma preocupação da comissão para que não aconteça aqui o que foi observado em Maceió (AL). Lá, afundamentos no solo associados à exploração do mineral obrigaram milhares de moradores a abandonarem suas casas. Ele explicou que já há uma viagem prevista para o Nordeste, mas frisou que as condições para exploração no ES são melhores.

Capacitação

O presidente da Frente Parlamentar do Sal-Gema, deputado Freitas, reconheceu a importância para que a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e a Comissão do Grupo Gestor Municipal do Sal-Gema atuem em consonância, inclusive com a presença do Governo do Estado no sentido de capacitar capixabas da região para que sejam empregados prioritariamente no setor.

Esse assunto já foi levado ao conhecimento do governo, que se propôs a sentar com as empresas vencedoras do leilão para saber quais serão as áreas mais demandadas a fim de investir na parceria para a abertura de cursos técnicos. O prefeito Mateusinho propôs a criação de uma linha de financiamento na Sudene para atrair as empresas.

De acordo com o deputado Freitas, uma audiência pública para debater o assunto, ainda sem data definida, deve ser realizada na sede de Conceição da Barra para debater o sal-gema com a população.

O grupo

O Decreto Municipal 5.471, de 20 de julho de 2021, criou a Comissão do Grupo Gestor Municipal do Sal-Gema. O colegiado é composto por membros da administração municipal e visa promover medidas para recuperar os cofres da prefeitura. Isso inclui, por exemplo, interagir com autoridades públicas, da área técnica ou juristas e propor projetos de lei tendo a exploração do mineral como foco. A comissão é subordinada ao chefe do Executivo municipal.

A reunião contou com a participação do deputado Marcos Madureira (Patri), do ex-deputado estadual Carlinhos Lírio, e do presidente da Câmara Municipal de São Mateus, Paulo Fundão (PP).

Valedoitaúnas



banner
banner