Saiba como manter a pele da boca saudável nos dias mais frios e secos
28 de abril de 2022Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas são sinais de que a região requer atenção; cuidado deve ser diário
Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista – Foto: Freepik
Os lábios merecem atenção especial quando o assunto são os cuidados com a pele – o famoso skincare, que se popularizou nos últimos anos. Durante o outono e o inverno, a precaução deve ser ainda maior, destaca a dermatologista Manu Jorge, de Catanduva, no interior de São Paulo.
"Por ser uma região muito fina e delicada, merece cuidados especiais. Além disso, por ficar o tempo todo exposta, está bem suscetível a mudanças climáticas", afirma a especialista.
"Esse período, por ser muito seco, intensifica a falta de hidratação. Então, é preciso tomar bastante água e vale a pena investir em hidratantes labiais com óleo ou manteiga de karité, que tem ação regeneradora", completa.
Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas ao redor do contorno labial são alguns dos sintomas de que a pele bucal não está saudável, segundo Manu.
Fator de proteção solar 30 e esfoliação
Ainda de acordo com a médica, há alguns elementos essenciais para garantir que a rotina de cuidado com os lábios seja feita com qualidade, dentre eles está o FPS (fator de proteção solar) com valor mínimo de 30.
"O lipcare [cuidado labial] deve ser feito diariamente, assim como no rosto. Pela manhã, com produtos que tenham FPS 30. Mas varia de pessoa para pessoa. O período da noite é oportuno para usar hidratantes mais oleosos, que podem ser incômodos durante o dia", afirma.
Além disso, a dermatologista recomenda a esfoliação a cada dez dias. O método elimina células mortas, limpa e hidrata os lábios. "O esfoliante deve ter grânulos mais finos do que os utilizados em outras partes do rosto, porque essa região é mais sensível", reitera. "O ideal é fazer movimentos circulares e bem delicados por, no máximo, um minuto", descreve.
Utilizar produtos hidratantes que contêm vitaminas e antioxidantes também é fundamental. Por outro lado, ela contraindica batons e outros itens vencidos. "É importante ver se a validade está adequada", lembra.
O benefício do ácido hialurônico
Para quem sofre muito com lábios secos, a orientação é evitar usar batons mate – pois eles intensificam o ressecamento – e apostar em hidratantes que tenham ácido hialurônico em sua composição. "Diferente do preenchedor injetável, o tópico [aplicado diretamente na pele] não faz volume, mas tem esse poder de hidratar os lábios", explica.
"Temos uma gama enorme de produtos no mercado dedicados ao lipcare. Então, se houver qualquer dúvida, faça uma consulta com o dermatologista para saber quais os mais adequados para você", finaliza.
Valedoitaúnas (R7)