Rose de Freitas defende projeto de estruturação continuada das cidades para evitar novas catástrofes
04 de fevereiro de 2020Senadora participou segunda-feira (3) de reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional com a bancada federal e o governador Renato Casagrande
Foto: Reprodução
Em reunião da bancada capixaba com o Governador Renato Casagrande e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, segunda-feira (3), em Brasília, a senadora Rose de Freitas (PODE-ES) propôs a promoção “de um projeto contínuo de estruturação das cidades para evitar tanto sofrimento com as calamidades”.
Foi um encontro para discutir ações; apresentação de relatório pelo Governo do Estado, que apontou prejuízo de quase R$ 667 milhões por causa das chuvas; e para solicitar mais recursos ao Governo Federal.
“Defesa Civil tem de funcionar permanentemente, pois quando vem um desastre imprevisível, as vidas vão embora, a infraestrutura vai embora, inviabiliza a possibilidade de as pessoas continuarem trabalhando para sustentar suas famílias e a cidade acaba, como é o caso de Iconha, onde houve uma tragédia. Por isso precisamos promover um projeto contínuo de estruturação”, defendeu Rose, que está licenciada do mandato para tratamento de saúde, mas uniu forças com parlamentares e Governo neste momento de reconstrução.
Canuto, por sua vez, lembrou que a responsabilidade é de todos os cidadãos nesta luta no Espírito Santo. “Defesa Civil é um sistema, não é um órgão. Depende de todos, inclusive do cidadão, mas depende muito dos municípios e do Estado. Então, cada atitude, cada comportamento, inclusive da Secretaria de Limpeza, daquela pessoa que não joga lixo no bueiro, não compromete as bocas-de-lobo, isso é uma atitude de prevenção constante e que pode, sim, evitar desastres muito maiores. Todos nós fazemos parte desse sistema”.
Participaram também do encontro, além da senadora Rose e de Casagrande, o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel André Có; o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), major Armin Braun; o coordenador da bancada, deputado federal Josias Da Vitória; além dos senadores Luiz Pastore e Marcos do Val e dos deputados federais Ted Conti, Lauriete, Sérgio Vidigal e Soraya Manato.
Valedoitaunas