Rompimento de barragens deixa Jaguaré, no ES, em alerta
22 de fevereiro de 2024Jaguaré está em alerta devido ao grande volume de água que deve passar pelos córregos nas próximas horas
Foto: Divulgação
A cidade de Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, está em alerta para rompimento de barragens e enchentes. Na noite de quarta-feira (21), após as fortes chuvas, as barragens do Córrego São Judas Tadeu e Córrego 18, na região de São João Bosco, se romperam.
De acordo com o Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Estado, nenhuma família foi atingida. Um grande volume de água deve cortar a cidade nas próximas horas e pode gerar novos rompimentos.
Por nota, a Prefeitura de Jaguaré pediu para que a população fique alerta para o rompimento de outras barragens.
"Solicitamos que os moradores das regiões ribeirinhas estejam em alerta máximo e sigam as orientações da Defesa Civil. Evitem áreas próximas às barragens, pois, a segurança de todos é nossa prioridade", diz a nota.
Por conta do incidente, o abastecimento de água precisou ser interrompido na cidade na noite de quarta-feira (21), mas, segundo a administração municipal, já foi normalizado.
Além disso, a Defesa Civil do município solicita aos produtores, que possuem barragens em suas propriedades, que abram os monges, permitindo, assim, a vazão do excesso de água.
Nas redes sociais, o prefeito do município, Marcos Guerra, gravou um vídeo alertando, principalmente, a população ribeirinha para se afastar dos rios.
O volume de água deve chegar até as barragens de Jundiá e, depois, em Barra Seca.
(Fonte: Folha Vitória)