Home - Geral - Rio Doce ganha volume e deve continuar subindo em Linhares,...

Rio Doce ganha volume e deve continuar subindo em Linhares, segundo a Defesa Civil

26 de janeiro de 2020

Rio já alagou bairros de Minas Gerais. Previsão é a de que esse volume chegue a Linhares nesta segunda-feira (27)

Rio Doce ganha volume e deve continuar subindo em Linhares, segundo a Defesa CivilRio Doce já começa a inundar o cais do Porto de Linhares – Foto: Kaio Henrique

A Defesa Civil em Linhares continua em alerta por causa do Rio Doce. Na manhã deste domingo (26), o rio voltou a ganhar nível e chegou a 2,70 metros. A tendência é a de que continue subindo nas próximas horas.

O nível atual é maior do que o registrado nessa sexta-feira (24), quando a régua marcava 2,60 metros. É que não para de chover nas regiões de cabeceira, em Minas Gerais, onde se inicia o Rio Doce. E as águas que caem lá, no estado mineiro, alteram o nível do rio nos municípios capixabas.

De acordo com os últimos boletins da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), que monitora toda a bacia do Rio Doce, em pelo menos cinco regiões mineiras por onde o rio passa, a cota de inundação já foi ultrapassada. Em Governador Valadares, por exemplo, na região Leste, segundo a última publicação da CPRM, o nível era de 3,69 metros. Nove centímetros acima da cota de inundação e, por isso, já alagou alguns bairros.

Rio Doce ganha volume e deve continuar subindo em Linhares, segundo a Defesa CivilEm Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, já há pontos de alagamento por causa da cheia do Rio Doce – Foto: Divulgação/Redes Sociais

“Deram um prazo de 42 horas para que essa água venha para Linhares. Acredito que amanhã [segunda-feira (27)] já chega aqui. Só que não sabemos em qual proporção vai chegar esse volume”, informou o coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos.

Em Linhares, a cota de alerta, segundo a Defesa Civil, é de 3,30 metros. A de inundação, 3,45m. Por enquanto, não há registro de desalojados ou desabrigados no município, nem pontos de alagamento. Mas o órgão monitora a situação 24 horas e pede para que moradores fiquem em alerta. “Não é motivo para pânico, mas que fiquemos em alerta”, diz o coordenador.

A Defesa Civil tem um telefone para casos de emergência: (27) 99983-5661. A população também pode ligar para a Guarda Municipal, no 153, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Valedoitaunas/Com informações da Folha Linhares



banner
banner