Reino Unido enfrenta terceira tempestade em uma semana
21 de fevereiro de 2022Nomeada de Franklin, a tormenta trouxe rajadas de ventos de até 130 km/h e causou inundações na Inglaterra, Escócia e País de Gales
Tempestade Franklin atinge o Reino Unido – Foto: Reprodução
O Reino Unido enfrentou nesse domingo (20) a terceira tormenta no intervalo de uma semana. A tempestade Franklin trouxe rajadas de ventos de até 130 km/h e causou inundações na Inglaterra, Escócia e País de Gales.
De acordo com informações do Met Office, o centro britânico de climatologia, o ápice da tempestade ocorre entre a noite de domingo (20) e a manhã desta segunda-feira (21). O órgão emitiu dois avisos meteorológicos com alertas para vendavais neste período.
Um porta-voz do Met Office informou ao The Guardian que enquanto esses alertas estiverem em vigor pode haver cortes de energia, danos a edifícios, destroços e perigo à vida. Ao todo, mais de de 140 alertas de inundação estão em vigor no norte da Inglaterra, a maioria para as regiões de Yorkshire e Manchester. Nesses locais, cerca de 400 casas tiveram que ser evacuadas devido às inundações.
Na Irlanda do Norte, os locais mais atingidos foram fortes os condados de Londonderry e Tyrone, onde as fortes chuvas causaram inundações.
Moradores compartilharam vídeos da tempestade Franklin nas redes sociais. "Os ventos já são bastante assustadores em Donegal. Genuinamente muito pior do que a tempestade Eunice aqui", escreveu uma irlandesa.
A Franklin chega ao Reino Unido logo após a passagem da tempestade Eunice, que atingiu o Noroeste da Europa nesta sexta-feira com ventos recordes de até 200 km/h. Ao todo, 19 pessoas morreram, sendo quatro no Reino Unido.
Na quinta-feira foi a vez da tempestade Dudley, que atingiu as regiões de Cumbria, North Yorkshire e Lancashire. Na ocasião, houve apenas danos físicos, com desabamentos de muros e cerca de 14 mil pessoas sem energia elétrica.
Valedoitaúnas (O Globo)