Home - Geral - Rede municipal de São Mateus no ES melhora índices de...

Rede municipal de São Mateus no ES melhora índices de qualidade de ensino pelo terceiro ano consecutivo

01 de março de 2024

Rede municipal de São Mateus no ES melhora índices de qualidade de ensino pelo terceiro ano consecutivoFoto: Divulgação/Secom/PMSM

Criado com o objetivo de avaliar a qualidade de ensino na Rede Estadual e, por adesão, nas Redes Municipais e Privadas de Ensino, a prova do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES), referente a 2023, confirmou que a Educação Básica de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, vem melhorando os índices de aprendizagem a cada ano.

“Em 2023 apenas seis municípios capixabas receberam o Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), um adicional disponibilizado pelo Governo Federal nos recursos do Fundeb e que cada município tem direito anualmente. Graças a esses bons resultados, estamos entre eles”, relata a secretária municipal de Educação, Marília Silveira.

“É um trabalho coletivo, que começa pela postura do Executivo, que vem aumentando ano a ano os investimentos na Educação Básica, cujo índice obrigatório é de 25% do orçamento e, em 2024 devemos ultrapassar os 30%”, acrescenta.

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E PROPOSTA PEDAGÓGICA

Formação continuada, valorização profissional, melhora do ambiente pedagógico com reforma e ampliação das Unidades de Ensino, além de investimentos na aquisição de material didático, a ampliação e reforma das Unidades de Ensino, são alguns dos fatores apontados como decisivos neste processo evolutivo, que superou inclusive os retrocessos trazidos pela pandemia de Covid, em 2020 e 2021.

“Já começamos a observar migração das demais Redes – Estadual e Privada – para a Rede Municipal, especialmente nas séries iniciais e Educação Especial, onde mais realizamos investimentos”, afirma Marília.

A migração, segundo ela, é uma devolutiva dos pais, referendando os ganhos de qualidade na rede e a autonomia dos estudantes em leitura e escrita aumenta a cada ano. “Afinal, construir o futuro é investir em educação de qualidade no presente”, conclui.



banner
banner