Receita paga restituição do 1º lote do Imposto de Renda 2020 nesta sexta
29 de maio de 2020O prazo para entrega da declaração deste ano foi prorrogado até 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus
Foto: Divulgação
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. Ao todo, serão creditados R$ 2 bilhões a 901.077 contribuintes.
Na última sexta-feira (22), a Receita liberou a consulta ao primeiro lote de restituição. Para saber se você terá acesso ao crédito, basta acessar o site do órgão ou ligar para o telefone 146.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Apesar de ter adiado o prazo de entrega da declaração até 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus, a Receita manteve o calendário de restituição, que foi antecipado neste ano.
Veja abaixo o calendário de restituições em 2020:
1º lote: 29 de maio de 2020
2º lote: 30 de junho de 2020
3º lote: 31 de julho de 2020
4º lote: 31 de agosto de 2020
5º lote: 30 de setembro de 2020
Esta é a primeira vez, segundo a Receita, que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.
Foto: Divulgação
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Valedoitaúnas/Informações Metrópoles