Home - Política - RealTime Big Data confirma governador Ricardo Ferraço (MDB) em primeiro...

RealTime Big Data confirma governador Ricardo Ferraço (MDB) em primeiro em todos os cenários

09 de junho de 2026

RealTime Big Data confirma governador Ricardo Ferraço (MDB) em primeiro em todos os cenáriosRicardo Ferraco, governador do Espírito Santo – Foto: Diveulgação

Pesquisa RealTime Big Data no Espírito Santo, divulgada nesta terça-feira (9) pelo UOL em todo o Brasil, aponta que o governador Ricardo Ferraço (MDB) tem a preferência dos capixabas para o seguir à frente do Governo do Espírito Santo.

Em todos os cenários testados para as eleições de outubro, Ferraço supera os concorrentes em 1º e 2º turnos. A pesquisa reflete o crescente momento de Ferraço, cuja gestão é amplamente chancelada pelo eleitorado capixaba, onde 77% dos entrevistados aprovam a atual administração estadual, enquanto 17% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.

Em cenário estimulado do 1º turno, 36% dos entrevistados afirmaram que votam em Ricardo Ferraço, enquanto 28% em Lorenzo Pazolini (Republicanos), 14% em Magno Malta (PL) e 10% em Helder Salomão (PT).

Noutro cenário estimulado para 1º turno, Ricardo Ferraço registra 39% da preferência dos eleitores, enquanto Lorenzo Pazolini chega a 33% e Helder Salomão mantém 10%.

Segundo turno em vantagem

Para o 2º turno, a Realtime BigData aponta Ricardo Ferraço na frente em três simulações, com vantagem sobre Helder Salomão, Lorenzo Pazolini e Magno Malta. No confronto Ferraço x Salomão, o placar é 54% a 23%, com 10% de nulobranco e 13% de não sabenão respondeu. Contra Pazolini, Ferraço tem 43% e o adversário, 37%. Na disputa com Malta, Ferraço marca 50% e o rival, 28% (11% nulobranco e 11% não sabenão respondeu).

A Realtime BigData entrevistou 1.600 eleitores do Espírito Santo por telefone entre os dias 6 e 8 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi financiada com recursos próprios. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-038112026.

Presidência da República

A mesma pesquisa realizada no Espírito Santo aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 48% e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 43% em uma simulação de segundo turno, com NuloBranco somando 4% e Não sabeNão respondeu 5%.



banner
banner