Home - Geral - Quer viver melhor? Médico aponta seis hábitos que fazem diferença...

Quer viver melhor? Médico aponta seis hábitos que fazem diferença na saúde

15 de abril de 2026

Cardiologista destaca ajustes simples na rotina, que ajudam a melhorar a qualidade de vida

Quer viver melhor? Médico aponta seis hábitos que fazem diferença na saúdeFoto: Divulgação

No Espírito Santo, assim como no restante do país, o avanço de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade tem acendido um alerta entre especialistas. Embora muitos desses problemas estejam associados ao envelhecimento, uma parcela significativa tem relação direta com hábitos cotidianos – como alimentação inadequada, sedentarismo, noites mal dormidas e estresse constante. O tema ganha ainda mais relevância em abril, quando é celebrado o Dia Mundial da Saúde, período que reforça a importância da prevenção e da adoção de hábitos capazes de promover mais qualidade de vida e longevidade.

O cardiologista Robson Chamon, do Hospital Vitória Apart, defende a importância da chamada Medicina do Estilo de Vida, abordagem que prioriza a prevenção e o controle de doenças a partir de mudanças simples e consistentes na rotina.

“A medicina moderna já reconhece que muitas doenças poderiam ser evitadas ou controladas com mudanças consistentes no estilo de vida. Pequenas atitudes no dia a dia podem trazer benefícios duradouros para a saúde”, explica o médico.

Alimentação mais natural

Quando o assunto é alimentação, a orientação principal é priorizar alimentos naturais e reduzir o consumo de ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras, como peixe e frango, devem aparecer com frequência no prato.

“Uma forma simples de pensar na alimentação é lembrar de consumir mais alimentos que vêm da natureza. Quanto menos embalagem precisar abrir para comer, melhor”, orienta o médico.

Movimento no dia a dia

A atividade física também é considerada uma das ferramentas mais eficazes para aumentar a expectativa e a qualidade de vida. As diretrizes médicas recomendam cerca de 170 minutos semanais de atividade moderada ou 90 minutos de exercício intenso. Para quem ainda não tem o hábito, o ideal é começar de forma gradual. “O mais importante é encontrar uma atividade que dê prazer e que possa ser mantida com regularidade”, afirma Chamon.

Dormir bem também é cuidar da saúde

O sono é outro fator essencial para o bom funcionamento do organismo. Dormir bem ajuda a controlar o apetite, melhora o nível de energia, reduz o estresse e favorece decisões mais saudáveis ao longo do dia. A recomendação é garantir pelo menos sete horas de sono de qualidade por noite, evitando telas e luz intensa antes de dormir e criando uma rotina relaxante no período noturno.

Estresse e saúde

O estresse crônico está associado a processos inflamatórios no organismo, o que pode contribuir para o surgimento de diversas doenças. Uma estratégia simples para reduzir esse impacto é dedicar alguns minutos do dia a exercícios de respiração ou meditação. “Cinco minutos de respiração consciente já ajudam a desacelerar o corpo e a mente”, defende o cardiologista do Hospital Vitória Apart.

Relações também fazem bem ao coração

Manter vínculos afetivos e cultivar relações sociais também é um componente importante da saúde. Momentos de convivência com amigos e familiares contribuem para o bem-estar emocional e para uma vida mais equilibrada. “Somos seres sociais. Ter tempo de qualidade com pessoas queridas também faz parte de uma rotina saudável”, destaca o médico.

Atenção ao álcool e ao cigarro

O consumo de álcool e o tabagismo também merecem atenção. Embora sejam hábitos socialmente comuns, o uso frequente pode provocar consequências importantes para a saúde ao longo do tempo. “Às vezes percebemos que a bebida ou o cigarro aparecem mais por hábito do que por necessidade”, afirma.

Para o cardiologista, a construção de uma vida mais saudável começa com pequenas mudanças. “O segredo é começar sem pressa e manter a constância. Pequenos ajustes feitos diariamente têm grande impacto ao longo do tempo”, conclui.



banner
banner