Queda de avião deixa ao menos 294 mortos na Índia; há um sobrevivente
12 de junho de 2025Segundo o governo, havia 230 passageiros e 12 tripulantes a bordo. Partes do avião caíram sobre alojamento para médicos residentes
Foto: Reprodução/X
Um avião comercial da Air India, com 242 pessoas a bordo – sendo 230 passageiros e 12 tripulantes –, caiu nesta quinta-feira (12) durante a decolagem no Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, no estado de Gujarat, na Índia. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra que o Boeing 787-8 ainda estava com o trem de pouso aberto e explodiu logo após tocar o telhado de casas numa área residencial da cidade de 7 milhões de habitantes.
O comissário de polícia de Ahmedabad, GS Malik, disse ao jornal indiano The Hindu que ao menos 294 corpos foram localizados. Além disso, socorristas levaram quase 50 feridos a hospitais da região. A informação do total de mortos foi confirmada pela agência Reuters.
Segundo informações da polícia de Ahmedabad o ocupante do assento 11A da aeronave identificado como Vishwash Kumar Ramesh, de 38 anos, que teria saído caminhando dos destroços foi o único sobrevivente da queda do avião.
Partes do avião também caíram em uma área residencial, sobre um prédio que funcionava como alojamento para médicos residentes, informou a imprensa local. Após a colisão, a fachada do edifício pegou fogo, e paredes e teto ruíram. Entre 50 e 60 pessoas estavam presentes no local para a hora do almoço. Ao menos seis corpos foram encontrados, até o momento.
Devido à escassez de ambulâncias, alguns corpos chegaram a ser transportados em carrinhos de mão. A maioria completamente queimada. Nas redes sociais, pessoas compartilham vídeos de partes dos corpos espalhados pelas ruas, na área próxima ao acidente, assim como pessoas carbonizadas.
Foto: Reprodução/X
O que se sabe até agora
A aeronave do voo AI171, um Boeing 787-8 Dreamliner, caiu logo após a decolagem do aeroporto de Ahmedabad.
Ao todo, estavam na aeronave 230 passageiros e 12 tripulantes.
O avião enviou sinal de socorro antes da queda, mas perdeu contato com a torre de controle.
Até o momento, foram confirmados 204 mortos e 41 feridos. Cerca de 100 corpos carbonizados já foram retirados do local.
O acidente aconteceu no oeste da Índia, nesta quinta. Colunas de fumaça preta foram vistas subindo do local, conforme registrado em imagens compartilhadas pela imprensa e testemunhas.
De acordo com a companhia aérea, ao todo estavam na aeronave 12 tripulantes e 230 passageiros, sendo eles:
- 169 indianos
- 53 britânicos
- 1 canadense
- 7 portugueses
Sinal de socorro
O avião, de acordo com a Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia, chegou a emitir pedido de socorro ao Controle de Tráfego Aéreo logo após a decolagem, mas, em seguida, não respondeu aos chamados da torre de comando aéreo.
O comandante do voo, capitão Sumeet Sabharwal, é um tenente-coronel com 8,2 mil horas de experiência. O copiloto tinha 1,1 mil horas de experiência de voo.
Em um comunicado publicado no X, o presidente da companhia aérea Air India prestou condolências às famílias e aos entes queridos de “todos os afetados por este evento devastador”.
“Neste momento, nosso foco principal é apoiar todas as pessoas afetadas e suas famílias. Estamos fazendo todo o possível para auxiliar as equipes de emergência no local e fornecer todo o apoio e cuidado necessários às pessoas afetadas”, completou.
De acordo com Chandrasekaran, um centro de emergência foi ativado e uma equipe de apoio foi criada para as famílias que buscam informações.
(Fonte: Metrópoles)