Home - Economia - PT deve consultar TCU sobre MP para pagar auxílio

PT deve consultar TCU sobre MP para pagar auxílio

06 de novembro de 2022

PT deve consultar TCU sobre MP para pagar auxílioFoto: Divulgação

A equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ) resolveu 'preparar o terreno' para apresentar tanto a 'PEC fura-teto' quanto a ideia de pagar o auxílio de R$ 600 via medida provisória ao petista .

Técnicos estão traçando cenários incluindo o cálculo e custo de outras propostas de campanha em um texto. Na segunda (7), Geraldo Alckmin, o vice-presidente eleito e coordenador da transição, levará a primeira versão a Lula em São Paulo.

Seguindo um cronorama, com as opiniões do presidente eleito em mãos, o próximo passo seria apresentar na terça-feira (8) o texto com o valor total do furo que o novo governo pretende fazer no teto de gastos para cumprir as promessas de campanha.

A equipe do petista não trabalha com a possibilidade de abandonar a PEC e, ao mesmo tempo, não deve desistir de consultar o Tribunal de Contas da União sobre a abertura de um crédito extraordinário por meio de uma medida provisória.

Se de um lado, a proposta de emenda à Constituição poderia ser utilizada por “pidões” políticos para aumentar os gastos além das propostas do presidente eleito Lula.

De outro, existe a dúvida sobre se a medida provisória cumpriria outras regras fiscais além da autorização para furar o teto, como a regra de ouro (que proíbe o governo de se endividar para pagar gastos correntes) e a meta de resultado primário, definida na proposta orçamentária como um déficit de R$ 64 bilhões.

Entretanto, além dos dois caminhos ainda há opções para a ala política decidir sobre a própria PEC a ser apresentada na terça (8). Na apresentação, a equipe de transição terá que decidir se irá colocar um número fechado a ser tirado do teto de gastos ou se deixará essa decisão para o Orçamento.

(Fonte: iG)



banner
banner