Protestos pedem fim de isolamento social em diversas regiões do Brasil
19 de abril de 2020Salvador, Manaus, Brasília e São Paulo registraram carreatas em apoio ao presidente Bolsonaro; na capital paulista, grupo também pediu saída de Doria
Em São Paulo, grupo pediu o fim de isolamento e saída de João Doria – Foto: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Manifestantes saíram às ruas, neste domingo (19), para pedir o fim do isolamento social em diversas regiões do Brasil. Salvador, Manaus, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro registraram carreatas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra as medidas restritivas de combate à covid-19 estabelecidas por alguns estados e municípios.
Em Brasília, o grupo criticou governadores e prefeitos que determinaram o fechamento de serviços considerados "não essenciais". A postura do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e dos ministros do STF (Suprema Tribunal Federal) também foram desaprovadas durante o ato.
Presidente conversou com apoiadores por cerca de 15 minutos – Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Bolsonaro, que voltava de um almoço na casa de um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, chegou a parar para conversar com os manifestantes, que estavam concentrados em frente ao Quartel-General do Exército, no Plano Piloto.
São Paulo
Carreata também pediu a saída de João Doria do governo de São Paulo – Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Fotoarena/Estadão Conteúdo
As pautas também estavam presentes no segundo dia de protestos em São Paulo, como antecipou Tomé Abduch, porta-voz do movimento Nas Ruas, ligado à deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), em vídeo publicado na manhã de hoje nas redes sociais.
"'Fora Rodrigo Maia', que ninguém mais suporta esse homem governando nosso país, 'o isolamento vertical responsável' e também a 'PL 149 não' que pode destruir o nosso país e dar para os governadores de todos os Estados um dinheiro gigantesco sem qualquer contrapartida", disse.
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro também registrou ato de apoio ao presidente da República – Foto: Saulo Ângelo/AM Press & Images/Estadão Conteúdo
Na capital carioca, as pessoas se reuniram em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Quartel-General do Camando Militar do Leste. Elas cobraram a retomada da atividade econômica e, ainda, demonstraram apoio ao presidente Bolsonaro.
Belo Horizonte
Manifestantes se reuniram em Belo Horizonte – Foto: Gustavo Salles/Photopress/Estadão Conteúdo
Um ato em em frente à 4ª Divisão Militar, no Bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte, Minas Gerais, pediu a saída do presidente da Câmara, Rodrio Maia, e, ainda, exaltou o poder do povo no processo de construção de um "país melhor".
Manaus
Grupo também se reuniu em frente ao Comando Militar da Amazônia – Foto: Edmar bBarros/Futura Press/Estadão Conteúdo
Motoristas foram às ruas de Manaus para pedir a saída do governador do Amazonas, Wilson Lima, e a reabertura do comércio. O governo do estado vem sendo duramente criticado por conta da forma que vem conduzindo as ações de combate à pandemia.
Salvador
Já em Salvador, na Bahia, o ato pediu o fim da "quarentena" e a retomada de atividades "não essenciais". O grupo passou por importantes regiões da capital baiana, como o Campo Grande, acessou o Corredor da Vitória e dispersou na Barra.
Valedoitaúnas/Informações R7