Projetos da vereadora Camila denomina logradouros com nomes de cidadãos de Conceição da Barra, ES
20 de outubro de 2023Vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo entre familiares dos homenageados – Foto: Severino Vieira de Paula
Em sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (19), na Extensão da Câmara Municipal, no Distrito de Braço do Rio, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, os vereadores aprovaram por unanimidade as proposições de autoria da vereadora e vice-presidente da Câmara, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo (PL), em que homenageia os cidadãos Anderson Kleber da Silva, Elizabeth dos Santos e Carlos João Linhares Cancela.
Da tribuna da Câmara, a vereadora e vice-presidente da Casa, Camila Aparecida Rodrigues Pereira Figueiredo, fez um breve relato sobre a vida dos homenageados, que se destacaram na prestação de serviços à sociedade barrense.
PROPOSIÇÕES:
De acordo com o Projeto de Lei nº 033/2023, o atual Centro de Apoio Administrativo da Prefeitura Municipal, localizado no Distrito de Braço do Rio, passará a denominar–se Centro de Apoio Administrativo “Anderson Kleber da Silva”, o Klebinho, que nasceu em Murici, Alagoas, em 9 de dezembro de 1980, e faleceu em 17 de fevereiro.
Klebinho veio para Conceição da Barra na década de 80, onde prestou serviços à usinas sucroalcooliras de Pedro Canário, Pinheiros, Boa Esperança e Conceição da Barra, e em 2004, elegeu-se vereador.
Klebinho elegeu-se por quatro mandatos seguidos e assumiu a presidência da Casa de Leis por três mandatos, tendo ocupado a cadeira pela 4ª vez em substituição ao atual prefeito do município no período de sucessão ocorrido em 2020, ano em que também graduou-se Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Vale do Cricaré, de São Mateus.
O Projeto de Lei nº 036/2023, que denomina o ESF de Sayonara, de ESF “Elizabeth dos Santos”, homenageia uma cidadã, considerada como uma pessoa trabalhadora e respeitada na comunidade.
Elizabeth trabalhou por vários anos no Hospital Municipal de Braço do Rio, como cozinheira, e posteriormente, por 11 anos, atuou na Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra, como Agende de Saúde.
Em Sayonara, ela participou como membro da Associação de Moradores, sendo também fundadora da tradicional Festa dos Idosos.
Pelo Projeto de Lei nº 038/2023, o atual ESF de Braço do Rio I, localizado no Distrito de Braço do Rio, passará a denominar–se ESF “Carlos João Linhares Cancela”.
Conhecido como Tadeu, ele nasceu no dia 10 de fevereiro de 1988, em Pedro Canário, e faleceu no dia 17 de fevereiro de 2023, em um acidente automobilístico em Conceição da Barra.
Tadeu trabalhou em serviços rurais, pintor profissional, frentista, assessor de vereador e como secretário municipal na Prefeitura de Conceição da Barra.
Uma das atribuições dos vereadores, a denominação de logradouros, ruas, avenidas, praças e passeios públicos é uma espécie de homenagem póstuma a pessoas falecidas e que tiveram alguma importância histórica ou atuação importante na comunidade. Nesta quinta-feira (19), pelo menos quatro logradouros públicos receberam denominações através de projetos da vereadora Camila.
“Homenagear uma pessoa falecida do nome em um logradouro público é que as futuras gerações possam se lembrar de todos aqueles que de uma forma ou de outra lutaram para construir ou melhorar o nosso amado município de Conceição da Barra”, afirma Camila.