Home - Geral - Projeto quer isentar idosos da taxa de exame médico da...

Projeto quer isentar idosos da taxa de exame médico da CNH

02 de setembro de 2020

Projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados prevê ainda a gratuidade do teste psicológico para a renovação da CNH dos idosos

Projeto quer isentar idosos da taxa de exame médico da CNHIdosos poderão ficar isentos de pagar taxa de exame médico para renovar a CNH – Foto: Divulgação

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4036/2020, do deputado Léo Moraes (Pode/RO), que propõe a gratuidade da taxa de exame médico e psicológico na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos motoristas com mais de 65 anos.

Na proposta, que é a reapresentação de um projeto de autoria do ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá arquivado ao término da legislatura passada, o deputado Léo Moraes destaca que o prazo mais curto para a renovação da CNH dos motoristas maiores de 65 anos acaba "onerando" os idosos.

Atualmente, o prazo de renovação da CNH dos idosos é de três anos, ante os cinco anos dos condutores com menos de 65 anos. Antes entrar em vigor, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado, para então seguir para a sanção presidencial.

Além do exame médico, o projeto prevê também a gratuidade do exame psicológico dos condutores idosos que exercem atividade remunerada, como taxistas e motoristas de ônibus. Em São Paulo, a taxa para o exame médico é de R$ 91,11, enquanto a taxa do exame psicológico é de R$ 106,30.

Prazo maior

Projeto quer isentar idosos da taxa de exame médico da CNHCNH Digital: Muitos motoristas a têm mesmo sem a obrigatoriedade, devido a algumas vantagens – Foto: Divulgação

No Senado, segue em análise também o Projeto de Lei 3267/2019. De autoria do presidente Jair Bolsonaro, muda diversos pontos do Código de Trânsito Brasileiro.

Além de incluir a elevação de 20 para 40 pontos do limite para a suspensão do direito de dirigir e o fim do exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhões, o projeto amplia de cinco para dez anos a validade da CNH para os motoristas com menos de 65 anos e de três para cinco anos, no caso dos idosos.

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner