Home - Política - Projeto de Majeski inclui comunidade escolar no Índice de Qualidade...

Projeto de Majeski inclui comunidade escolar no Índice de Qualidade do repasse do ICMS

11 de fevereiro de 2021

Projeto de Majeski inclui comunidade escolar no Índice de Qualidade do repasse do ICMSDeputado Sergio Majeski – F3oto: Ellen Campanharo/Ales

Já está tramitando na Assembleia Legislativa projeto de autoria do deputado estadual Sergio Majeski (PSB) para garantir que a comunidade escolar tenha participação direta nas definições do Índice de Qualidade Escolar (IQE), que é a nova referência para determinar o repasse de fatia significativa do ICMS do Governo do Estado aos municípios.

A proposta insere na legislação estadual uma Comissão de Monitoramento e Avaliação do IQE, composta por 14 instituições e organizações representativas ligadas à educação, e a obrigatoriedade de revisão dos indicadores a cada cinco anos, submetidos ainda à consulta pública.

“A inclusão de indicadores educacionais no rateio do ICMS aos municípios se tornou uma política de Estado, e não de governo. Na plenitude, em 2026, 12,5% do repasse aos municípios será definido com base no IQE e isso é um valor muito significativo. É pertinente que representações da comunidade escolar tenham participação ativa nesse processo e que a revisão dos indicadores atenda às mudanças que ocorrerem ao longo dos anos”, destaca Majeski.

Pelo projeto, a comissão será formada por Secretaria de Estado da Educação; Conselho Estadual de Educação; Fórum Estadual de Educação; Comissão de Educação da Assembleia Legislativa; Associação dos Municípios; União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação; Instituição de Educação Superior Pública; Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública; Associação Nacional de Política e Administração da Educação; Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação; Fórum Permanente de Educação Infantil; Fórum de Educação de Jovens e Adultos; e Associação de Pais e Alunos.

Com a entrada em vigor da Lei nº 11.227 no final de 2020, a fatia referente ao IQE começa em 6% no primeiro ano (2022) e aumentará de forma escalonada até chegar a 12,5% (2026).

Valedoitaúnas



banner
banner