Projeto de Lei prevê educação cidadã sobre o universo digital
21 de fevereiro de 2020Foto: Divulgação
A comunidade escolar inserida nos debates sobre educação digital é o que prevê o Projeto de Lei n º 110/2020, de autoria da deputada estadual Raquel Lessa, que começou a tramitar esta semana na Assembleia Legislativa.
Alertada pelas inúmeras pesquisas e relatos que ouve em suas andanças, sobre o grande número de crianças e adolescentes expostos a troca de informações pela internet, sem filtros e sem diferenciar o certo do errado, a parlamentar acredita que os cuidados devem ser tomados também no âmbito escolar.
O “Programa Cidadania Digital” nas escolas visa incentivar cidadania por meio do comportamento adequado, responsável e saudável, relacionado ao uso da tecnologia.
Entre os objetivos do Programa está a necessidade de fomentar a filtragem do acesso à internet no ambiente escolar, a fim de impedir a visualização de conteúdo prejudicial ou inadequado por alunos e funcionários da escola. Além de incentivar o comportamento correto, incluindo alfabetização digital, ética, segurança e conscientização dos perigos do uso excessivo.
Para Raquel Lessa, educar para a utilização segura de tecnologia e promoção da cidadania digital vai evitar transtornos futuros com saúde, percepção da realidade e autoestima por parte dos alunos.
“Vemos crianças cada vez mais cedo tendo contato com a tela em um longo espaço de tempo. Quanto mais cedo debatermos esse tema e levarmos para a escola a discussão sobre o assunto, teremos chances de produzir adultos mais cidadãos” – frisa a deputada.
Valedoitaunas