Home - Economia - Projeto de Hortas Familiares garante permanência de famílias no campo,...

Projeto de Hortas Familiares garante permanência de famílias no campo, no Norte do ES

06 de setembro de 2024

Iniciativa da empresa Suzano incentiva a produção de hortaliças por meio da doação de equipamentos e assistência técnica

Projeto de Hortas Familiares garante permanência de famílias no campo, no Norte do ESMarlete dos Santos produz hortaliças na comunidade Angelim II, em Conceição da Barra, ES Foto: Divulgação

Aos 65 anos, a produtora rural Marlete dos Santos, se dedica quase que integralmente à horta construída num espaço de 300 metros quadrados da sua propriedade rural, na comunidade quilombola de Angelim II, interior de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo. A ideia inicial era produzir para o próprio consumo, mas Marlete viu na atividade de hortaliças a oportunidade de aumentar a renda da família.

A horta foi construída há menos de cinco meses, com o auxílio de um projeto de incentivo a implantação de hortas familiares, desenvolvido pela empresa Suzano. Por meio da iniciativa, Marlete recebeu apoio técnico, equipamentos e materiais para a construção da horta e em pouco tempo já consegue destinar parte da produção para feiras livres e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Aqui eu produzo de tudo um pouco, desde alface, couve, cebola, cheiro verde e cebolinha, além de tomate e legumes. Com a horta, eu passei a oferecer alimento saudável para minha família e ainda aumentar a renda com a venda do excedente”, afirma a produtora, acrescentando também que a horta assegura a renda da família na época de baixa produção de mandioca e farinha, principais produtos da localidade de Angelim.

Além de Marlete, mais de 40 famílias de agricultores de 13 comunidades rurais de Conceição da Barra e São Mateus, foram beneficiadas com o projeto da Suzano. A iniciativa é uma parceria da empresa com as associações de produtores rurais da região. O projeto contou com a distribuição de 44 kits de equipamentos para horta, que incluem carrinhos de mão, telas sombrite, irrigadores, escoras, bandejas para mudas, dentre outros materiais. Os equipamentos foram adquiridos com recursos financeiros da Suzano e utilizados pelos produtores para a montagem e manutenção das estruturas das hortas.

"O objetivo do projeto foi impulsionar e fortalecer a agricultura familiar na região, por meio da distribuição dos kits e da orientação sobre o manejo de produção sustentável. A Suzano visa fortalecer o relacionamento com as comunidades vizinhas e estabelecer o diálogo de forma participativa, para construção de soluções conjuntas que gerem trabalho e renda, segurança e soberania alimentar", afirma a consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Satiro de Souza Cavalcanti.

Na comunidade de Angelim II, sete famílias receberam os kits horta. A produtora Ivamara dos Santos Oliveira, de 39 anos, mora na região com o marido e os três filhos, e viu na produção de hortaliças uma forma de se manter no campo.

“A gente já tinha uma hortinha em casa, mas depois que a Suzano doou os materiais, nós conseguimos ampliar o espaço e envolver toda a família no cultivo. Foi uma iniciativa importante para a gente conseguir permanecer na roça, já que hoje conseguimos ser autossuficientes na produção de alimento para o nosso próprio consumo e ainda fornecemos para o PAA e PNAE, além de vender para as pessoas que procuram”, conta Ivamara.

Projeto de Hortas Familiares garante permanência de famílias no campo, no Norte do ESFoto: Divulgação

Alimentos orgânicos

Com base em uma produção sem fertilizantes e agrotóxicos, o produtor rural Atenildo de Jesus, de 59 anos, conseguiu desenvolver uma horta grande, bonita e produtiva na localidade de São Domingos, também em Conceição da Barra. Segundo ele, o segredo foi o manejo adequado do solo e a adubação baseada em compostos feitos com materiais naturais encontrados dentro da própria propriedade.

O produtor, que também foi beneficiado com o projeto da Suzano, envolve toda a família na produção. “É um trabalho que exige muito tempo e dedicação, mas o resultado é gratificante. Como eu também trabalho fora, minha esposa e filha ajudam e passam a maior parte do tempo envolvidas no trato com a horta, e estamos bastante satisfeitos com o retorno financeiro”, diz.

O técnico agrícola da Suzano, Josemar Faustino, esclarece que as famílias beneficiadas pelo projeto receberam orientação sobre o manejo orgânico, a fim de incentivar uma produção mais econômica e saudável. Os produtores também tiveram um dia de campo em uma horta modelo, onde receberam orientações sobre as técnicas adequadas de montagem das hortas e utilização dos equipamentos.

“O projeto procura respeitar a vocação agrícola regional e incentivar o modo de produção orgânico, respeitando os recursos naturais, o que garante o fornecimento de alimentos mais seguros à saúde das pessoas e ao meio ambiente, por serem livres de substâncias químicas”, completa Josemar.



banner
banner