Projeto Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo transforma paisagens capixabas em música instrumental e promove oficinas gratuitas
26 de agosto de 2025Websérie documental com o saxofonista Marcelo Coelho percorre oito cidades capixabas unindo música, cultura e turismo. Cada ponto se tornará fonte de inspiração para lançamento de uma música inédita
Saxofonista Marcelo Coelho – Foto: Divulgação
O Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo chega ao Estado com uma proposta inovadora transformar a cultura e o cotidiano de oito municípios capixabas em composições musicais inéditas. Idealizado e protagonizado pelo renomado saxofonista Marcelo Coelho, o projeto resultará em um álbum com o mesmo nome a partir da vivência direta com os territórios, suas referências culturais e com os músicos selecionados por suas conexões e histórias com as cidades pelas quais a iniciativa vai percorrer.
Cada cidade visitada se tornará fonte de inspiração para uma música inédita, criada in loco com papel e caneta pelo músico, sem instrumentos, em um processo criativo totalmente autoral. As gravações já começaram por Vitória, Vila Velha e Guarapari na primeira metade de agosto e, até setembro, vão percorrer pontos turísticos da Serra, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Pedra Azul e Itaúnas.
Foto: Divulgação
Doutor em composição pela Unicamp, pós-doutor pela USP, saxofonista, compositor, pesquisador e empreendedor, Marcelo Coelho é uma das referências do jazz no Brasil e tem vasta experiência internacional, tendo participado de festivais na América do Sul, Europa e nos Estados Unidos.
“O Espírito Santo é um território potente, ainda pouco retratado por meio da música instrumental. Nossa ideia é criar uma obra que, ao mesmo tempo em que expressa as paisagens e culturas locais, também se transforma em um instrumento de divulgação, formação de memória, alavancando o potencial e as belezas do estado nacionalmente”, afirma Coelho, que, em cada cidade, será acompanhado por músicos convidados.
Além da série documental, o projeto promove oito oficinas gratuitas de composição musical e leitura de partitura em cada cidade visitada. A ação formativa contempla estudantes, músicos amadores e profissionais, com entrega de material didático e certificado de participação.
Foto: Divulgação
A websérie documental, composta por oito episódios de cerca de 10 minutos cada, será lançada em plataformas digitais como YouTube, Spotify e Instagram. Também serão produzidas e gravadas em estúdio oito músicas. Além disso, o álbum ganhará três apresentações em festivais capixabas ao longo de 2026.
Com realização da Lupino Produções, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC) e patrocínio da EDP, o Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo promove uma rica integração entre música, audiovisual, educação e valorização do território. A série, além de entreter, inspira novos processos criativos e posiciona o Espírito Santo como cenário fértil para a arte e a inovação.
SERVIÇO
Compondo na Rua – Sons do Espírito Santo
Série documental e oficinas de música
Com Marcelo Coelho, PhD em Música
Duração Oito episódios de 10 minutos cada
Lançamento da websérie Dezembro de 2025
Oficinas gratuitas em oito cidades capixabas
- Vitória, Vila Velha e Guarapari - oficinas já realizadas
- Serra, Afonso Cláudio, Ibiraçu, Pedra Azul (Domingos Martins) e Itaúnas (Conceição da Barra) - oficinas serão realizadas em setembro, junto com as apresentações e criação de músicas inéditas
Mais informações: @marcelocoelhomusic/@lupinoproducoes