Projeto apoiado pela Fendt conecta crianças em situação de vulnerabilidade à alimentação saudável e à natureza
24 de setembro de 2025Por meio da ação, a fabricante alemã de maquinário agrícola reforça a importância da educação ambiental como instrumento para o desenvolvimento, inclusão social e promoção da saúde dos jovens da região de Poá, em São Paulo
Crianças beneficiadas participaram de atividades relacionadas à alimentação saudável e acessível, além de aulas sobre educação ambiental – Foto: Divulgação
O Serviço Social Batuíra, com o apoio da Fendt, fabricante alemã de máquinas agrícolas, concluiu com sucesso o projeto “Pés na horta – da semente ao prato”, que promoveu a educação alimentar e ambiental para crianças e adolescentes de mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade da região de Poá, em São Paulo.
Realizado ao longo de 12 meses, o projeto ofereceu oficinas, vivências e visitas guiadas com foco em temas como alimentação saudável e acessível, produção agroecológica, cultivo de mudas nativas e preservação de sementes crioulas, além de práticas sustentáveis de reciclagem, compostagem e manejo da horta orgânica. As crianças participaram ativamente de todas as etapas do ciclo dos alimentos, desde o preparo e enriquecimento do solo, passando pelo plantio até a degustação dos alimentos cultivados, que envolveram atividades no minhocário, na compostagem, no viveiro de mudas e até na construção de uma ‘casinha de brincar’ feita com técnicas de bioconstrução, unindo aprendizado, ludicidade e consciência ambiental.
“A Fendt acredita que seu papel vai muito além da tecnologia e da fabricação de maquinário, está também na responsabilidade social e ambiental. Investir no futuro dessas gerações é investir na construção de comunidades mais fortes, saudáveis e conectadas à natureza, o que acaba fortalecendo também o setor agrícola, além da sociedade”, destaca Rafael Antônio Costa, diretor Comercial da Fendt.
“Atividades práticas como essas são fundamentais para estimular a soberania alimentar e a consciência ambiental das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O ‘Pés na horta’ foi muito mais que um projeto educativo: foi um caminho para que esses jovens construíssem autonomia, dignidade e uma relação transformadora com o seu território e a sua cultura”, destaca Marco Senna, coordenador do projeto “Pés na horta - da semente ao prato”.
Durante o período de atuação, o projeto beneficiou crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, residentes em contextos de vulnerabilidade econômica e social. A iniciativa foi desenvolvida no espaço de 32 mil metros quadrados de área arborizada e horta agroecológica do Serviço Social Batuíra, proporcionando uma experiência de conexão com a natureza, saúde e cultura popular brasileira.
Com a conclusão do “Pés na horta - da semente ao prato”, a Fendt reforça a importância da educação ambiental como instrumento para o desenvolvimento integral, inclusão social e promoção da saúde dos jovens da região, além de fomentar o fortalecimento das práticas agroecológicas e o estímulo à soberania alimentar.