Programas de voluntariado da Suzano beneficiam mais de 16 mil pessoas em 2022
07 de dezembro de 2022Ao todo, foram mais de 16.144 beneficiados de forma direta e indireta por 1.112 voluntários, impactando 33 municípios em diferentes regiões
Voluntários e jovens – Foto: Divulgação
Nessa segunda-feira (5) foi celebrado o Dia Internacional do Voluntariado. A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), incentiva ações de voluntariado para alcançar metas como a erradicação da pobreza e da fome, redução da mortalidade infantil, igualdade de gênero e a universalização do ensino básico. E a Suzano – referência global na produção de bioprodutos a partir do eucalipto, celebra a data e destaca as ações e resultados do Programa Voluntariar ao longo do ano.
A iniciativa está há mais de duas décadas promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão, desenvolvendo diversas iniciativas como: Formare, Contribuindo Para o Futuro, Aprender para Quê, Campanha Amigos da Vida, Mostre Seu Amor Pelo Rio Tocantins, Ações de Plantio, Ações Sociais como Voluntariar em Ação e outras iniciativas. Este ano, até a primeira quinzena de novembro, mais de 16.000 pessoas foram beneficiadas, direta ou indiretamente, pelos programas da Suzano, em 33 municípios das regiões onde a empresa atua.
Ao todo, fazendo a diferença nas comunidades do entorno, 51 unidades, Centros de Distribuição, Florestais e Escritórios da empresa estão engajados em ações em 13 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. “O voluntariado muda a vida de quem faz e recebe as ações. É gratificante poder contribuir por uma sociedade melhor”, comenta Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.
São mais 2.112 voluntários e cerca 13.700 horas dedicadas a ações variadas ao longo do ano. E esses números continuam crescendo. No último sábado (3), Vitória (ES) e Teixeira de Freitas (BA) receberam mutirões de doação de sangue, mobilizando ainda mais pessoas pela saúde e bem-estar da sociedade. Realizada desde 2005, a Campanha Amigos da Vida está em sua segunda edição no ano de 2022, incentivando colaboradores, terceirizados e familiares a exercerem a solidariedade e a cidadania.
A primeira edição da campanha em 2022 beneficiou cerca de 768 pessoas com mais de 270 doadores em 10 regiões do país. Agora, as doações estão voltadas para o Hemocentro Vitória e o Hospital São Camilo (Unidade Aracruz), para apoiar as vítimas ainda internadas do ataque às escolas de Aracruz, no Espírito Santo, ocorrido no último dia 25. Já os voluntários da Unidade Mucuri promovem campanha de doação de sangue voltadas ao Hemoba de Teixeira de Freitas, para atender as necessidades daquela região.
Para a técnica de logística florestal da Suzano, Luana Pandolfi Batista, ser voluntário é um aprendizado constante. “Você se transforma a partir do momento que transforma a vida de alguém. É sentir que somos um agente de mudanças, saber que as nossas ações impactam positivamente na vida de diversas pessoas. É um aprendizado constante aliado à importância de sentir-se socialmente útil. O sentimento que fica é a gratidão”, afirmou a colaboradora da Unidade Aracruz.
Educação que transforma
Primeira turma da Unidade de Aracruz, ES – Foto: Divulgação
Outra atividade voluntária da empresa é a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social moradores das áreas próximas às operações, o Programa Formare. Desenvolvido desde 2005 em parceria com a Fundação Iochpe, o projeto capacitou mais de 790 pessoas, reforçando o compromisso de promover uma mudança positiva na sociedade por meio da educação. Em 2022, foram 98 jovens formados, com 53 inseridos na Suzano, ao todo temos 49% dos jovens absorvidos pela empresa. O Programa Formare está presente em Aracruz (ES), Mucuri (BA), Suzano (SP), Imperatriz (MA) e Três Lagoas (MS), a iniciativa envolve mais de 600 educadores(as) voluntários(as)/ano, todos colaboradores da Suzano.
Trainee da Suzano na Bahia, Letícia Mothe do Nascimento Rodrigues expressa o entusiasmo com a participação no projeto. “Ser voluntária é compartilhar amor ao próximo e poder ajudar outras vidas é muito gratificante, a sensação é única e prazerosa. De verdade, todos deveriam experimentar esta sensação, o coração transborda de felicidade e a impressão que tenho é a de estar recebendo de volta um grande abraço de carinho e gratidão”, destacou.