Home - Geral - Programa de Voluntariado encerra ciclo de experiências no Parque Estadual...

Programa de Voluntariado encerra ciclo de experiências no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, ES

12 de março de 2025

Programa de Voluntariado encerra ciclo de experiências no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, ESFoto: Divulgação

O Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC), promovido pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) no Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra, finalizou mais uma edição contando com a participação de duas turmas que atuaram ao longo dos primeiros meses do ano. A iniciativa proporcionou experiências imersivas para os voluntários, fortalecendo o vínculo entre a conservação ambiental e a comunidade local.

O coordenador do PVUC, Terence Nascentes, avaliou a experiência das duas turmas como muito positiva. A primeira turma, que atuou em janeiro, esteve mais envolvida com o atendimento a visitantes, realização de pesquisas e monitoramento das trilhas do parque. Além disso, os voluntários auxiliaram nos preparativos da tradicional festa de São Benedito e São Sebastião, o Ticumbi, e desenvolveram atividades de sensibilização ambiental voltadas a moradores e turistas.

Já a segunda turma, que atuou em fevereiro, teve um foco maior em ações educativas voltadas para as escolas da vila de Itaúnas e região. Os voluntários realizaram contação de histórias, teatros e oficinas de artesanato com materiais recicláveis. No encerramento do período, organizaram os preparativos do bloquinho ambiental de Carnaval para crianças, promovendo a conscientização sobre a fauna e flora locais.

Para a voluntária Tayná da Silva Jerônimo, da segunda turma, a vivência foi enriquecedora. “Foi uma experiência extraordinária! Como bióloga recém-formada e apaixonada pela educação ambiental, ter a oportunidade de vivenciar o trabalho em uma unidade de conservação ampliou minha compreensão sobre a importância da conservação aliada ao envolvimento social”, destacou.

Entre as atividades que mais marcaram sua participação, Tayná ressaltou o monitoramento de tartarugas realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram). “Acompanhar de perto esse trabalho despertou ainda mais meu interesse pela área, reafirmando minha vontade de atuar com a conservação da vida marinha”, completou.

Além dessas atividades, ambas as turmas participaram do monitoramento diário das trilhas e do litoral do Parque, contribuindo com registros da biodiversidade e da fauna marinha. “O Programa de Voluntariado auxilia o Parque em diversos objetivos, como comunicação, integração social, sensibilização ambiental e monitoramento”, ressaltou Terrence.

O coordenador explica ainda que o PVUC do PEI funciona por meio de edital de chamamento público ou por propostas espontâneas de interessados. No momento, ainda não há previsão para novas turmas, mas a expectativa é que um novo ciclo seja aberto em julho.



banner
banner