Programa Acelera Petróleo e Gás abre inscrições para regiões Metropolitana e Norte do ES
15 de abril de 2024Iniciativa promove capacitações e consultorias para empresas fornecedoras do setor de petróleo e gás
Foto: Divulgação
Os pequenos negócios fornecedores de bens e serviços para o segmento de petróleo e gás, ou que desejam ingressar nesse mercado, contam com uma nova oportunidade de profissionalização e aprendizado. Trata-se da segunda edição do Acelera Petróleo e Gás, um programa que promove uma trilha de capacitações na área e está com inscrições abertas, na Loja Virtual Sebrae, até o próximo dia 30.
Por meio de consultorias, diagnósticos, oficinas e palestras, a iniciativa, oferecida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), tem o objetivo de aumentar o desempenho e o preparo das empresas para vendas no setor. Estão aptos a participar empreendimentos atuantes nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Aracruz, Linhares, São Mateus, Jaguaré e Nova Venécia.
De acordo com a analista do Sebrae/ES e gestora de projetos do setor de petróleo e gás, Ana Karla Macabu, o programa foi desenvolvido considerando o cenário atual do setor e visando o aproveitamento de circunstâncias favoráveis. “A cadeia de petróleo e gás é estratégica para a economia do Espírito Santo, e é fundamental que as empresas locais estejam preparadas para aproveitar as oportunidades desse setor”.
A analista destaca ainda que, para os pequenos negócios, a participação desse tipo de iniciativa pode significar uma mudança significativa em suas operações, devido à ampla gama de ferramentas oferecidas. “Os participantes poderão entender melhor o segmento, como aprimorar a qualidade dos produtos e serviços, quais as tendências da área e os aspectos principais para formular uma estratégia comercial customizada”.
O programa tem duração mínima de sete meses e, durante esse período, serão realizadas consultorias mensais e acompanhamento de indicadores, implantando melhorias de gestão. Além disso, são incentivados a ampliação de networking, o aprendizado com outros empresários e as negociações em rede.