Prodnorte realiza em Pinheiros I Seminário Regional de Reflorestamento
17 de janeiro de 2020Bruno Araújo destacou a presença de representantes dos municípios e do Governo do Estado – Foto: Divulgação
O Consórcio Público Prodnorte realizou na última quarta-feira(15), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Seama), Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), Plantio Brasil e Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios São Mateus e Itaúnas, o I Seminário Regional de Reflorestamento.
O Seminário que aconteceu na Câmara de Vereadores de Pinheiro, Norte do Espírito Santo, tem como objetivo orientar os agricultores quanto a importância de reflorestar áreas degradadas e nascentes nos 12 municípios que compõem o Prodnorte, num esforço conjunto entre governo e sociedade civil organizada, para evitar os graves problemas ambientais em áreas susceptíveis à desertificação.
O evento foi aberto pelo presidente do Prodnorte e prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo ressaltou que para alcançar os objetivos dos projetos ambientais é necessário o gerenciamento e o acompanhamento das áreas reflorestadas, para surtir o efeito desejado, lembrando ainda que recentemente o consórcio recebeu dois veículos e equipamentos da Seama para reforçar o atendimento no licenciamento ambiental.
O prefeito anfitrião, Arnóbio Pinheiro falou sobre a importância da participação da população em eventos que visem a proteção do meio ambiente. Na mesma linha, o prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, parabenizou o Prodnorte pela iniciativa, enfatizando o envolvimento de outros órgãos e, também da população. Já os vereadores Iverlan Moreira Barbosa e Pablo Renan representaram a Câmara de Vereadores de Pinheiros.
Palestras
Abrindo as palestras, o diretor do Plantio BrasiL, Carlos Humberto de Oliveira, iniciou com a apresentação da instituição que pretende incentivar o plantio de 15 mil árvores na região do Prodnorte.
Na sequência, a representante do WRI Brasil, a Engenheira Florestal, Luciana Medeiros Alves, também fez a apresentação da Ong, entrando como parceira no projeto.
O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, Emerson Rodrigues Machado, apresentou dados alarmantes sobre a degradação ambiental de todas extensão do Rio São Mateus e Rio Cricaré, da nascente até a foz em Conceição da Barra.
Representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, Kleilson Martins e Fagna Silveira, fizeram a apresentação do trabalho do comitê, que não é muito diferente do Bacia do Rio São Mateus, com agravante de ser uma área conflituosa quanto ao uso da água para a agricultura.
O Secretário de Estado de Meio Ambiente, interino, Elber dos Reis Tesch, falou sobre os programas existentes em nível de governo, na criação do programa Revivendo Rios, do Programa Reflorestar, do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e do Plano Estadual de Educação Ambiental, destacando ainda que o Estado é parceiro nas iniciativas de proteção ambiental.
Representante o Iema, Andressa Bachetti Pinto, palestrou sobre a desertificação da região norte do Espírito Santo, apresentou dados e estudos realizados na área, tanto no Estado como no país.
O secretário executivo do Prodnorte, Mervaldo de Oliveira Faria, apresentou a equipe de trabalho, Elder Chagas, Liziany Sena e Margarida Santana que fez uma explanação sobre os trabalhos desenvolvidos pelo consórcio.
Como encaminhamentos, o presidente do consórcio, Bruno Araújo, anunciou a realização de seminários nos municípios, o levantamento de demandas e novos parceiros para o projeto.
Estiveram presentes ainda, secretários municipais e técnicos dos municípios do Prodnorte, o coordenador da Ong Voluntários do Bem, Silmar Barbosa Neres, representante do ICMBIO, Alberto Felipe Klotz, Sociedade Amigos do Parque de Itaúnas (SAPI), Márcia Nederman e representantes da Multivix.
Valedoitaunas