Procissão do Fogaréu é cancelada pela primeira vez desde 1745
06 de abril de 2020Cancelamento será documentado pela primeira vez. Decisão foi tomada em razão da pandemia do coronavírus
Todas as cerimônias da Semana Santa da Cidade de Goiás, como a Missa do Lava-Pés e a Adoração da Cruz estão suspensas também – Foto: Lázaro Ribeiro
A Organização Vilaboense de Artes e Tradições (OVAT), confirmou que a edição deste ano da Procissão do Fogaréu foi cancelada devido à pandemia do novo coronavírus. O evento, que seria realizado quarta-feira (8) na cidade de Goiás, deve voltar a acontecer somente em 2021. De acordo com a Organização, o evento religioso acontece desde 1745 e o cancelamento será documentado pela primeira vez.
A decisão foi tomada, segundo a OVAT, “em respeito aos decretos estadual e municipal a fim de colaborar para que não se propague os malefícios do coronavírus”.
A organização anunciou ainda que irá manter suspensos por quinze dias, prorrogáveis ou não, todos os trabalhos relativos à preparação das cerimônias, celebrações, manifestações e procissões durante a Semana Santa da cidade de Goiás, celebrada no período de 5 a 12 de Abril.
Além da Procissão do Fogaréu, estão entre as cerimônias suspensas: Missa do Lava-Pés, Procissão dos Penitentes, Cantos do Perdão, Adoração da Cruz, Descendimento da Cruz, Procissão do Senhor Morto e a Procissão da Ressurreição.
“Não podemos correr quaisquer que sejam os riscos quanto a aglomeração de pessoas. Nos imbuímos do sentimento coletivo de cuidarmos e proteger o nosso maior patrimônio, que é a vida”, conclui a nota da OVAT.
Valedoitaunas/Informações Mais Goiás