Primeiro túnel do mundo para navios será construído na Noruega
09 de abril de 2021Primeiro túnel para navios do mundo – Imagem: Kystverket/Projeto da Snøhetta
Após a aprovação dos fundos de startups pelo governo da Noruega, a construção do primeiro túnel de navios do mundo irá começar na zona oeste do país nórdico. A Administração Costeira norueguesa (Kystverket) pretende concluir o processo de licitação ainda este ano e iniciar as obras do projeto em 2022. A inauguração está prevista para ocorrer entre 2025 e 2026.
Túnel terá 1,7 quilômetros de distância – Foto: Kystverket/Projeto da Snøhetta
O projeto, que tem 1,7 quilômetros de distância, 37 metros de altura e 36 metros de largura, tem o objetivo de aumentar a segurança dos marítimos que navegam pela região. O túnel deverá permitir a passagem de navios de cargas e frotas de viagens costeiras. Evitando assim as águas de Stad, uma perigosa área do oceano ao longo da costa norueguesa onde a combinação de vento, corrente oceânica e ondas, faz com que o trecho exija demais das embarcações. Entretanto, para navios de cruzeiros de luxo, que são grandes demais, o “atalho” ainda não será possível.
Maquete do túnel – Foto: Kystverket/Projeto da Snøhetta
O custo total do projeto deve alcançar US$ 325 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão, na conversão atual). Inicialmente o projeto havia sido excluído do orçamento do governo norueguês para 2021, mas diante da forte pressão de alguns partidos da oposição, a gestão decidiu avançar com o planejamento.
Foto aérea com localização do túnel para desvio das águas de Stad, uma perigosa área do oceano – Foto: Kystverket/Projeto da Snøhetta
A história das águas de Stad
A costa oeste da Noruega é uma potência econômica na pesca e aquicultura. Eles exportam peixes cultivados e selvagens para mais de 150 países e está em ascensão. Há mais de 100 anos o projeto de um túnel na região é estudado para ajudar os navios a contornar o local. Segundo a Administração Costeira norueguesa, vikings ancoravam seus navios em terra para evitar a passagem quando o clima não estava favorável. A instituição explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições muitas vezes inesperadas.
Mapa da região onde será construído o túnel – Foto: Kystverket/Projeto da Snøhetta
“Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. Mares pesados também podem permanecer por vários dias após o vento se acalmar, o que, por sua vez, leva a condições difíceis de navegação, mesmo em dias tranquilos”, disse a organização.
Valedoitaúnas/Informações Olho Digital