Primeiro paciente vindo de Rondônia para tratamento da Covid-19 chega ao Espírito Santo
07 de fevereiro de 2021A primeira dos 15 pacientes que serão recebidos chegou ao ES por volta das 14 horas deste domingo (7). Todas as 15 pessoas serão levadas para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Paciente vinda de Rondônia é recebida no ES para tratar Covid-19 – Foto: Helio Filho/Secom ES
A primeira paciente do estado de Rondônia, na Região Norte do Brasil, já chegou ao Espírito Santo para receber o tratamento adequado contra a Covid-19. Conforme anunciou o governo estadual, outros 14 rondonienses deverão chegar ao estado ainda neste domingo (7) para serem tratados.
O voo particular no qual a paciente foi transportada chegou ao Aeroporto de Vitória por volta das 14 horas. Uma ambulância já aguardava na pista para fazer o transporte da mulher até o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, onde ela e os demais pacientes serão internados.
Voo particular transportou paciente de Rondônia até o Aeroporto de Vitória – Foto: Helio Filho/Secom ES
Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde não informou mais detalhes sobre a identidade da paciente e o seu estado de saúde. Também não há informações sobre o horário em que os demais pacientes chegarão.
Ajuda à Rondônia
A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais. "Vamos receber na nossa estrutura de saúde 15 pacientes de Rondônia para tratamento da Covid. Nosso objetivo é salvar vidas e o ES está sendo solidário em um momento de dificuldades de outros estados. Sempre que for possível, o Espírito Santo estenderá as mãos para cuidar de quem mais precisa", disse o governador.
Após a chegada ao Aeroporto de Vitória, os pacientes serão encaminhados em ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Este é o mesmo hospital onde os pacientes de Manaus foram atendidos.
De acordo com a Sesa, as transferências serão feitas por meio do serviço de UTI Aérea, contratado pelo Governo do Estado de Rondônia. O processo de regulação acontece em parceria entre as Secretarias de Saúde dos estados.
O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, também se manifestou sobre o assunto.
"O Sistema Único de Saúde se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária que vivenciamos. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos Covid. Há 14 dias registramos no Estado uma queda da ocupação hospitalar. Estamos há uma semana com menos de 500 pacientes/dia internados”.
Segundo a Sesa, todos os pacientes ficarão em leitos de UTI, passarão por avaliação médica e ficarão em setor separado, inclusive dos pacientes de Manaus. O Serviço de Assistência Social estará em constante monitoramento da evolução do quadro clínico, com apresentação de boletins diários, que serão por telefone e webconferência.
Valedoitaúnas/Informações G1 ES