Primeiro Encontro Caipira estreia com sucesso em São Mateus, ES
16 de junho de 2025Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Em frente à Igreja Velha, no centro de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, aconteceu o primeiro Arraiá Caipira do município, realizado na último sexta-feira (13) e no sábado (14). O evento foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de resgatar as tradições juninas da cidade.
A programação incluiu apresentações musicais, quadrilha, feira de artesanato, pescaria, barracas com comidas e bebidas típicas e concurso de trajes. Na sexta-feira (13), os shows ficaram por conta de Billy Forrozão e Gente que Contagia. No sábado (14), o som do Trio Maracá e do Forró Bem-te-vi garantiu que a festa não perdesse o ritmo até o encerramento.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
O prefeito, Marcus Batista, destacou a importância da iniciativa como marco de uma nova fase cultural no município. “São Mateus tem, tradicionalmente, eventos no verão, por ser um litoral maravilhoso, de praias quentes, e agora a gente está virando uma chave, fazendo um evento no inverno, que tem tudo para se repetir em outras datas”. O sucesso da primeira edição do evento, segundo o prefeito, abriu caminho para futuras celebrações no município, “Foi um evento teste, mas um evento teste que deu muito certo”, finalizou.
O secretário municipal de Cultura, Rafael Tartalia, destacou a importância de a Secretaria de Cultura e a Prefeitura apoiarem os eventos culturais de São Mateus, especialmente o São João. “É muito importante e gratificante ver que a Prefeitura Municipal, nessa nova gestão, está resgatando essa cultura mateense, que são os festivais de teatro, os festivais de artes e o nosso Arraiá, que é o nosso primeiro Encontro Caipira”, disse o secretário, ao destacar o grande público e o impacto econômico da festa, que representou uma chance de renda extra para muitos barraqueiros.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
E foi assim, entre músicas, brincadeiras, gratidão e festa, que o primeiro Arraiá Caipira de São Mateus não só animou o fim de semana, como reacendeu o orgulho de um povo e o desejo de preservar suas raízes. O evento reavivou memórias afetivas, movimentou a economia local e mostrou que o município tem um potencial cultural enorme, pronto para ser explorado e valorizado.