Prevenção de danos é destaque da ES Gás em evento sobre infraestrutura municipal
29 de novembro de 2025Seminário reuniu empresas de infraestrutura e órgãos públicos para discutir prevenção de danos e desafios
Representantes da Cesan, ES Gás, Sinduscon e Secretários de Obras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica – Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (27), a ES Gás, distribuidora de gás canalizado do Espírito Santo, participou do Seminário Técnico de Infraestrutura Municipal: Desafios e Oportunidades, promovido pela Câmara Setorial da Indústria de Base e Construção da Findes. O encontro reuniu representantes da indústria de redes, Corpo de Bombeiros e poder público para discutir desafios e compartilhar boas práticas relacionadas às obras de infraestrutura urbana na Grande Vitória.
Durante o seminário, Raphael Pereira, Diretor Técnico-Comercial da ES Gás, abordou os principais desafios da gestão de infraestrutura subterrânea e reforçou a importância da atuação integrada entre empresas e órgãos públicos para prevenir danos às redes.
“O gás natural já é mais seguro quando comparado com o gás de botija, por exemplo, já que se dissipa mais fácil. Ainda assim, é fundamental evitar danos à rede de distribuição, mitigando riscos de vazamentos e garantindo o abastecimento aos consumidores”, destacou Raphael.
O diretor também apresentou o plano de expansão da companhia até 2030, que prevê alcançar 180 mil consumidores e conectar cinco novos municípios nos próximos cinco anos.
“Nossa meta é dobrar a extensão da rede, chegando a 1.100 km até 2030. Essa expansão amplia o acesso ao gás natural e contribui para a descarbonização do estado, mas também exige atenção redobrada para prevenir danos à infraestrutura”, completou.
A ES Gás já adota diversas medidas para garantir a segurança da rede, como a disponibilidade para acompanhamento de obras 24h por dia, nos 7 dias da semana, e a sinalização que indica a presença de rede nas vias públicas. Além disso, a rede de distribuição é monitorada 24 horas por dia, em uma Sala de Controle Operacional, para assegurar o abastecimento contínuo de gás e, em situações emergenciais, ação rápida.
Além da apresentação da ES Gás, a Cesan abordou temas relacionados à infraestrutura de água e saneamento. O evento foi encerrado com uma mesa-redonda mediada por Gustavo Sperandio, diretor de obras públicas do Sinduscon, com participação de representantes da ES Gás, Cesan e secretários de obras dos municípios de Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória.
“O evento reforça o compromisso com o diálogo, a transparência e a construção coletiva de soluções. A cooperação entre os municípios, empresas e instituições técnicas fortalece nossa capacidade de aprimorar processo e reduzir riscos. A Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção segue dedicada a impulsionar a competitividade e o desenvolvimento dos setores que representa", destacou o presidente da Câmara Setorial das Indústrias de Base e Construção da FINDES, Antônio Falcão de Almeida.
Atenção em obras próximas à rede de gás natural
Antes de realizar obras, reformas ou escavações em vias públicas, é essencial verificar a existência de rede de gás canalizado no local. A consulta pode ser feita pelas sinalizações ou pelos canais da ES Gás, por meio do telefone 117 ou 0800 595 0197, pelo site www.esgas.com.br e pelo e-mail [email protected]. Caso haja rede na área, a empresa disponibiliza, sem custo, um técnico para acompanhar a intervenção.