Home - Mundo - Presidente da Turquia pede ação imediata contra “muco marinho”

Presidente da Turquia pede ação imediata contra “muco marinho”

07 de junho de 2021

Cientistas alegam que camada viscosa que surgiu no mar de Istanbul foi potencializada pelas ações humanas e a poluição local

Presidente da Turquia pede ação imediata contra “muco marinho”"Muco marinho" se prolifera nas águas de Instanbul – Foto: Reprodução

O mar de Mármara, localizado no sul de Istambul, na Turquia, passou a apresentar uma camada espessa e viscosa – popularmente conhecida como "muco marinho" – considerada uma ameaça à indústria da pesca e à vida marinha local. O presidente Erdogan pediu ação "sem demora" contra o problema.

As mudanças climáticas e a poluição local foram consideradas pelos cientistas como catalizadoras da 'mucilagem'. Isso porque o esgoto rico em nutrientes contém grande quantidade de microorganismos e pode influenciar na proliferação da camada ao longo do mar.

Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, relatou que o seu maior "medo é que isso se expanda para o Mar Negro... O problema seria enorme. Precisamos tomar esse passo sem demora".

O cineasta Tahsin Ceylan classificou a situação como "difícil" e alegou que este é o "resultado do que os humanos fizeram. Esse é o resultado do lixo doméstico e da poluição".

Valedoitaúnas/Informações iG



banner
banner