Presidente da Turquia pede ação imediata contra “muco marinho”
07 de junho de 2021Cientistas alegam que camada viscosa que surgiu no mar de Istanbul foi potencializada pelas ações humanas e a poluição local
"Muco marinho" se prolifera nas águas de Instanbul – Foto: Reprodução
O mar de Mármara, localizado no sul de Istambul, na Turquia, passou a apresentar uma camada espessa e viscosa – popularmente conhecida como "muco marinho" – considerada uma ameaça à indústria da pesca e à vida marinha local. O presidente Erdogan pediu ação "sem demora" contra o problema.
As mudanças climáticas e a poluição local foram consideradas pelos cientistas como catalizadoras da 'mucilagem'. Isso porque o esgoto rico em nutrientes contém grande quantidade de microorganismos e pode influenciar na proliferação da camada ao longo do mar.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, relatou que o seu maior "medo é que isso se expanda para o Mar Negro... O problema seria enorme. Precisamos tomar esse passo sem demora".
O cineasta Tahsin Ceylan classificou a situação como "difícil" e alegou que este é o "resultado do que os humanos fizeram. Esse é o resultado do lixo doméstico e da poluição".
Valedoitaúnas/Informações iG