Home - Geral - Prefeitura proíbe desperdício de água em Pedro Canário, ES

Prefeitura proíbe desperdício de água em Pedro Canário, ES

29 de novembro de 2023

Prefeitura proíbe desperdício de água em Pedro Canário, ESFoto: Daniel Viana

A Prefeitura de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, publicou na última sexta-feira (24) o Decreto Municipal, nº 317/2023, que visa combater o desperdício de água no município. A medida, que entra em vigor imediatamente, estabelece regras rigorosas para coibir práticas que contribuam para o uso indevido deste recurso vital para a vida humana.

De acordo com o decreto, estão proibidas: lavagem de ruas, calçadas, frentes de imóveis, veículos, pisos, muros, além do enchimento de piscinas. Outras práticas vedadas incluem a rega abusiva de plantas, canteiros e atividades similares que não estejam diretamente relacionadas ao consumo humano e que caracterizem desperdício.

“Por conta do fenômeno “El Niño”, estamos enfrentando um longo ciclo de estiagem, cumulado com ondas de calor intenso, com isso, observamos que o nível do Rio Itaúnas vem baixando drasticamente e para garantir o consumo humano, publicamos o decreto para garantir a continuidade do abastecimento na cidade”, disse o prefeito sobre o decreto.

Decreto Municipal, nº 317/2023

Click para baixar arquivo: BAIXAR ARQUIVO

A fiscalização do cumprimento dessas medidas será conduzida pelo Grupo de Gestão Integrada de Fiscalização Municipal (GIFIM), que atuará de forma a garantir a aplicação efetiva do decreto, utilizando as normas do Código de Postura Municipal, inclusive para autuar infratores. A Prefeitura destaca que a principal iniciativa é conscientizar da população sobre a importância de preservar os recursos hídricos, principalmente nesse período em que a cidade enfrenta fortes ondas de calor e estiagem.

Prefeitura proíbe desperdício de água em Pedro Canário, ESRio Itaúnas, em Pedro Canário Foto: Daniel Viana

O vice-prefeito de Pedro Canário e ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itaúnas, Kleilson Rezende alertou que o nível da água do rio está cada vez menor e que medidas precisam ser tomadas para evitar o desabastecimento. “Devido à estiagem dos últimos meses e as fortes ondas de calor, o nível de água do Rio Itaúnas está baixíssimo, tanto que a Cesan está fazendo a captação de água para a cidade em outro ponto, no Rio do Sul. Precisamos da colaboração da população para enfrentarmos esse momento difícil”, finalizou.



banner
banner