Prefeitura proíbe circulação perto da obra de alargamento da praia de Balneário Camboriú
05 de setembro de 2021Embarcações perto da orla da Praia Central também estão proibidas. Segurança no local foi reforçada até o feriado de 7 de setembro
Máquinas são usadas na obra de alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú em 31 de agosto – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte, proibiu a circulação de pessoas e de embarcações na orla da Praia Central. O espaço passa pela obra de alargamento da faixa de areia. Na sexta-feira (3), a administração informou que a segurança no local foi reforçada até o feriado de 7 de setembro.
Imagem aérea da Praia Central em 1º de setembro de 2021 – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
Equipes da Guarda Municipal, guarda-vidas, fiscais e operários da empresa executora da obra fazem o trabalho de monitoramento. O perímetro está sinalizado e só poderá ser usado após a fase de dragagem ser concluída e a tubulação sair da água.
A proibição ocorre para evitar que haja qualquer tipo de acidente ou colisão com os equipamentos utilizados durante a obra.
A circulação na faixa de areia da Praia Central está liberada da Rua 3.700 até o Pontal Norte. O trecho delimitando a navegação de embarcações vai até 1,2 km de distância a partir da Ilha das Cabras.
Draga retira areia do fundo de mar para realizar a obra de expansão – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
O trecho da faixa de areia que já foi alargado, cerca de 830 metros até esta sexta, também não pode ser frequentado, já que a areia ainda precisa assentar totalmente. Depois disso, passará pela fiscalização da equipe da obra para poder voltar a ser frequentada pelo público.
Qual o objetivo da obra?
A obra tem por objetivo passar a faixa de areia de atuais 25 metros, em média, para 70 metros. Segundo a prefeitura, o trabalho vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, serão instalados futuramente.
A obra vai custar R$ 67 milhões. Os trabalhos são feitos por um consórcio de duas empresas, a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul, vencedor da licitação realizada pelo município. A obra deve ficar pronta até o final de outubro ou início de novembro.
Balneário Camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação
Valedoitaúnas (G1)