Home - Política - Prefeitura de São Mateus, no ES, reúne UFES, empresas e...

Prefeitura de São Mateus, no ES, reúne UFES, empresas e associações para discutir soluções contra os alagamentos em Guriri

28 de junho de 2025

Prefeitura de São Mateus, no ES, reúne UFES, empresas e associações para discutir soluções contra os alagamentos em GuririFoto: Divulgação/Secom/PMSM

Na manhã de quinta-feira (27), a Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, promoveu uma reunião com representantes da UFES, da iniciativa privada, da Câmara de Vereadores e de associações comunitárias para discutir soluções para os recorrentes alagamentos em Guriri. O encontro foi realizado na sala de reuniões da Prefeitura e marcou um esforço conjunto para buscar medidas de curto e longo prazo para amenizar os impactos das chuvas na região, especialmente no lado norte do balneário.

Representando a Universidade Federal do Espírito Santo, o geólogo Carlos André destacou o papel da universidade como parceira técnica do município, reforçando a disposição da UFES em contribuir com estudos e orientações.

> “Estamos aqui para dar todo o apoio, todo o suporte técnico que a prefeitura necessitar da ajuda da universidade”.

Segundo ele, a UFES conta com um grupo técnico composto por geógrafos, geólogos e engenheiros, que dará suporte na parte técnica e nos avanços dos estudos de solo e drenagem.

> “A UFES está aqui para agregar conhecimentos e interagir com a comunidade local, com a prefeitura, para tentar melhorar o nosso problema de Guriri”.

A reunião contou também com a participação do empresário Mário Nilson Avancini, da empresa Hidro Técnica, especializada em drenagem e saneamento. Ele informou que sua equipe será responsável por elaborar um projeto emergencial para drenagem das ruas mais críticas, como a Rua 27, além de colaborar nas etapas posteriores de macro e microdrenagem.

> “Todo mundo deu a sua contribuição. E a da Hidrotec é elaborar o projeto pra resolver o problema das ruas que estão alagadas de imediato”.

Mário elogiou a proposta da Prefeitura de utilizar tubos autodrenantes nas valas de contenção, destacando a eficiência do método em manter o lençol freático controlado.

> “Esses tubos vão manter o lençol freático baixo e vão evitar que precise abrir vala nenhuma nas ruas. É um passo. Já teremos um auxílio para não precisar abrir mais valas”.

Prefeitura de São Mateus, no ES, reúne UFES, empresas e associações para discutir soluções contra os alagamentos em GuririFoto: Divulgação/Secom/PMSM

O prefeito Marcus Batista avaliou a reunião como positiva, principalmente pela participação ativa da comunidade. Ele afirmou que a gestão está comprometida em entregar soluções possíveis dentro das limitações orçamentárias, começando por ações paliativas eficazes.

> “A comunidade entendeu o que é possível a gente fazer hoje para levar um mínimo de conforto, um paliativo bem feito com dois tipos de soluções.”

Ele também agradeceu o apoio da UFES, das empresas e das associações locais, destacando a importância da união de esforços para enfrentar o problema:

> “As empresas privadas ajudaram com bomba, com estudo, material e maquinário. A Câmara e as associações estão com a gente nesse sofrimento. Precisamos pensar e agir juntos nesse problema de Guriri”.

Estiveram presentes diversas associações representativas da comunidade de Guriri, entre elas: ASMOPRUBA, Associação de Artesãos de Guriri, AMOMAR, Acorda Guriri, Nós Travamos e Mães Atípicas. Cada entidade trouxe contribuições relevantes, refletindo o envolvimento direto da sociedade civil no enfrentamento dos desafios da região.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Mateus (SAAE) também se fez presente na reunião, contribuindo com informações técnicas e apoio institucional às discussões.

Roseli dos Santos Celestino, presidente da associação Acorda Guriri, reforçou a união das entidades comunitárias e celebrou o encontro como um avanço concreto. Ela relatou que os alagamentos afetam não apenas moradores, mas também o comércio local, e destacou que a abertura desse espaço de escuta por parte da Prefeitura foi um gesto inédito na relação com as associações.

> “A reunião foi excelente. Sentamos com o prefeito e ele realmente trouxe soluções concretas. Foi a primeira vez que vimos um espaço real de diálogo entre as associações e o poder público”.

O secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, Webster Wandel “Rei” Oliveira, explicou que esta foi a primeira de uma série de reuniões com os representantes dos bairros. Ele ressaltou que a prioridade da gestão é manter a população bem informada, com transparência e base técnica.

> “A reunião foi para trazer clareza e informação técnica sobre como aplicar as soluções, especialmente no lado norte, o mais afetado”.

A vereadora Professora Valdirene, que articulou a realização do encontro, destacou o papel do Legislativo como ponte entre a população e o Executivo. Ela lembrou que é preciso pensar também em ações preventivas, como rotas alternativas em caso de alagamentos e pontos de apoio fixos no bairro.

> “O papel do vereador é ser essa ponte de articulação entre a população e o Executivo.”

Ela reforçou que essa foi apenas a primeira de muitas reuniões previstas, e que a mobilização conjunta será fundamental para enfrentar o problema com seriedade.

A Prefeitura de São Mateus reafirma seu compromisso com a população de Guriri. A administração continuará mobilizada, em parceria com a universidade, empresas locais, a Câmara de Vereadores e associações comunitárias, para implementar soluções com responsabilidade técnica e participação popular.



banner
banner